História, perguntado por wanessinharjbr, 11 meses atrás

Abaixo temos alguns artigos do Bloqueio continental decretado por Napoleão em 1806.
Artigo 1. As Ilhas britânicas são declaradas em estado de bloqueio.
Artigo 2. Qualquer comércio e qualquer correspondência com as Ilhas Britânicas ficam interditados.
(...)
Artigo 4. Qualquer loja, qualquer mercadoria, qualquer propriedade pertencente a um súdito da Inglaterra será declarada boa presa.
(...)
Artigo 8. Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa.
Esse decreto proibia a comercialização dos produtos ingleses com algum país da Europa. Explique como esse bloqueio afetou o Brasil e as relações entre Portugal e Inglaterra.

Soluções para a tarefa

Respondido por brennobonde
661

Portugal não podia romper com a Inglaterra pelas dividas acumuladas pelo tratado de ''panos e vinhos''. Napoleão ameaçou invadir Portugal caso não rompessem com a Inglaterra, então, como forma de fugir das tropas de Napoleão, a família real se refugiou no Brasil. E assim o Brasil se tornou ''Reino Unido de Portugal''.

Respondido por samelacorrea201
2

Resposta:

O Bloqueio Continental gerou o aprofundamento das relações entre Portugal e a Inglaterra e, com a invasão francesa no território português, a Família Real e sua corte vieram ao Brasil, iniciando uma série de construções modernizando a colônia brasileira. Neste período, houve também a abertura dos portos e a criação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro.Logo após a corte portuguesa retornar a metrópole, o pacto colonial seria reiterado, porém a elite brasileira se contrariou com a proposta e, somado aos busos tributários de Portugal, o Brasil se revoltou com estas questões declarando-se independente em 1822.

Perguntas interessantes