Geografia, perguntado por Makaveli1996, 9 meses atrás

Abaixo são apresentados dois argumentos relacionados com o aluguel da Base de Alcântara, um a favor e outro contra. Após ler o texto que apresenta uma introdução e os argumentos sobre o tema, escolha um que reflita seu posicionamento com relação ao tema proposto e escreva uma conclusão para o texto.

• Obs: Sem gracinhas ou terá sua resposta deletada.

O Brasil quer fazer de Alcântara a "janela de acesso ao espaço no Hemisfério Sul". *

Situado a 90 km de São Luís, no estado do Maranhão, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) tem uma infraestrutura que existe em poucos países —um complexo de 20 mil hectares, mantido por recursos federais e operado pela FAB (Força Aérea Brasileira). O CLA possui uma posição geográfica privilegiada para o lançamento de foguetes. A base fica a apenas 250 km da linha do Equador, o que permite uma economia de combustível de 30% para lançamentos em órbitas equatoriais. Ao usar menos combustível, satélites podem levar mais peso ou equipamentos. Em março de 2019, o Brasil firmou com os Estados Unidos um acordo que estabelece regras para o uso da base aérea militar de Alcântara.

A FAB reconhece os pontos graves que prejudicariam o Brasil nesse acordo, como a criação de uma área cedida aos pesquisadores americanos com total sigilo (onde brasileiros não poderiam entrar) e a entrada de material no Brasil sem qualquer inspeção por parte da Receita Federal. Outro ponto proibia o uso de recursos gerados pelo centro de Alcântara no desenvolvimento de foguetes lançadores brasileiros. Críticos do pacto também levantam uma discussão sobre se o Brasil estaria abrindo mão da sua soberania nacional. Esse argumento avalia que o novo acordo não pressupõe transferência de tecnologia entre Brasil e EUA. Ou seja, o Brasil não poderá ter acesso a equipamentos com tecnologia americana, vai apenas "alugar" a base.

Por outro lado alugar a Base de Alcântara seria uma maneira do Brasil entrar no bilionário mercado aeroespacial. Segundo a Administração Federal da Aviação dos Estados Unidos (FAA), o mercado espacial de satélites e foguetes movimenta mais de R$ 3 bilhões ao ano. A tecnologia norte-americana está presente em 80% dos componentes de foguetes e lançadores. Para o governo brasileiro, a criação de um "espaçoporto" proporcionaria uma nova e significativa fonte de recursos financeiros ao Programa Espacial Brasileiro. O governo brasileiro também aponta que os lucros oriundos da atividade serão alocados no desenvolvimento de satélites com a participação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), entre outras entidades de pesquisa do Brasil.**

Soluções para a tarefa

Respondido por LohhKpayc
4

O programa espacial na assinatura de salvaguardas de uso comercial tecnológico da base de lançamento de alcântara visa um acordo de propriedade intelectual. O alavancamento espacial Brasileiro nos espaços de desenvolvimento e testes facilita a prática de espionagem tendo ocorrência ágil e eficaz de mecanismos de fiscalização. A credibilidade norte americana assume um trabalho comprometido em relação a soberania.

Espero ter ajudado. Bons estudos.

Qualquer duvida entre em contato.


cut3bunny: oiii pode me ajudar na minha última pergunta??
Respondido por samuelpires866
0

Resposta:

O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) funciona como um compromisso entre países que garante que suas tecnologias e patentes estarão protegidas contra uso ou cópia não autorizados. É praxe entre os países que operam centros de lançamento espaciais.

Marca como melhor resposta.

Perguntas interessantes