A Zeus respondeu Atena, a deusa de olhos esverdeados: 'Pai de todos nós, mais excelso dos soberanos, se agrada aos corações dos deuses bem-aventurados que o sagaz Ulisses regresse a sua casa, enviemos agora Hermes mensageiro, Matador de Argos, à ilha de Ogígia para que rapidamente anuncie à ninfa de bela cabeleira a nossa vontade: que o paciente Ulisses a sua casa regresse'."
a)
Esse trecho indica como, no final das contas, é Ulisses o único responsável pelo seu destino. A expressão "sagaz Ulisses" indica isso.
b)
Atenas refere-se a Ulisses quando fala do "Matador de Argos".
c)
A vontade dos deuses pouca importa, por isso é necessário que um deles desça à terra para obrigar Calipso a soltar Ulisses.
d)
Atena apenas quer agradar a Zeus,
Soluções para a tarefa
Resposta:
bem eu acho q é a letra d se tiver certo fico feliz em ajudar
Resposta:
D - Atena apenas quer agradar a Zeus, para que ele seja favorável a Ulisses, quando refere-se a ele como "'Pai de todos nós, mais excelso dos soberanos".
Explicação:
Nesse fragmento, fala-se de Calipso e de como ela procurava, incessantemente, conquistar Ulisses e fazer com que ele esquecesse (“olvidar” é o verbo utilizado pela deusa), sem nunca ter sido bem-sucedida. Quem fala é Atena, como o narrador indica, e ela se dirige ao “pai de todos nós”, Zeus. Mas, se Atena inicia o seu discurso dirigindo-se a Zeus, ela acaba fazendo uma exortação a todos os deuses quando declama: “não se comove, Olimpo!” — e o ponto de exclamação no final dá bem o tom de indignação sentida pela deusa no momento. Ela usa uma metonímia, uma figura de linguagem que troca, por exemplo, morador por morada e, no caso, os deuses do Olimpo por Olimpo.