A Xenofobia é um tipo de preconceito caracterizado pela aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros, que pode estar fundamentado em diversos fatores históricos, culturais, religiosos, dentre outros.
Trata-se de um problema social baseado na intolerância e/ou discriminação social, frente a determinadas nacionalidades ou culturas.
Esse problema gera violência entre as nações do mundo, desde humilhação, constrangimento e agressão física, moral e psicológica. Tudo isto, promovido, principalmente, pela não aceitação das diferentes identidades culturais.
Faça um comentário se já presenciou ou sofreou algum ato ou preconceitos por pessoas a xenofóbicas.
Soluções para a tarefa
Bom, vou na verdade contar uma história que já vivenciei com minha mãe:
Eu moro no Rio de Janeiro, mas minha mãe é pernambucana, como minha vó, minha bisavó e toda a minha família materna (eu sou carioca, mas tenho fisionomia de uma pernambucana nata).
Enfim, um dia, ela (minha mãe) veio me buscar no escola (tinha 11 anos), e estava ouvindo forró (uma musica típica de Pernambuco). O semáforo fechou, e ela aumentou o volume da musica, até ficar bem alto.
Um carro parou ao nosso lado, e haviam dois homens dentro dele. Os dois estavam com uma cara nervosa, e reparei que ambos eram bem brancos, e pareciam ter vindo de São Paulo, pelo sotaque. Também notei que o que estava no carona, estava mexendo em alguma coisa em seu colo.
Estávamos quase chegando em casa, que era um pouco afastada da cidade GRANDE, quando o homem na carona abre o vidro, aponta uma arma para minha mãe e diz:
- Escuta aqui, sua imunda! Se você não abaixar essa p* de música agora, eu juro que te mato agora mesmo, vaga*!
Esse foi sem duvida o pior momento da minha vida! Minha mãe ficou paralisada, e EU abaixei a música, sem tirar os olhos da arma, um simples objeto que poderia tirar toda a minha alegria de viver.
Ele então, deu um riso junto com seu motorista, e ouvi os ele dizendo, enquanto iam embora:
- E vê se volta pro Nordeste, hein? APROVEITA E MORRE DE SEDE!
Quando eles foram embora, vi a placa de seu carro, peguei meu caderno da escola e anotei, para não esquecer. Logo após, olhei para minha mãe, e desatamos a chorar.
O pior... você ainda lerá:
Na mesma noite, fomos à delegacia, já que tinha anotado a placa. isso foi em 2017, e eles nunca mais retornaram o caso. Nós fomos lá sim, na primeira semana, no primeiro mês... sempre falando as mesmas coisas, descrevendo aqueles babacas...
E nada! A polícia simplesmente esqueceu de nosso caso, não sei o porquê...
Enfim, meu recado é:
Não sejam preconceituosos! Não importa se é homofobia, xenofobia, racismo, gordofobia... Não importa! Você precisa ter a consciência se o que você está fazendo é politicamente correto.
Se você for vítima de QUALQUER preconceito, reporte! Não fique só para você, faça a sua parte! Ajude a acabar com os preconceitos!
Nós temos origens diferentes, costumes diferentes, aparências diferentes... Isso não é importante! O importante é você saber que todos nós somos iguais perante a lei, todos temos os mesmos direitos, e se você rebaixa alguém pelo o que ela é, você está descumprindo TODAS as leis morais, você nem pode ser considerado um ser humano, de tão estúpido!
Resposta:
acredito que seja a letra C