A VLI, empresa especializada em operações logísticas, além de incentivar por meio do projeto “Trilhos Culturais – Jovens multiplicadores” a difusão de diversos conhecimentos em comunidades que ficam às margens das linhas férreas brasileiras, a promoção e a participação social em ações educativas, incluiu em suas atividades o transporte de manganês, pelo corredor Centro Norte. Este metal apresenta vários estados de oxidação em diferentes espécies, como por exemplo,MnCO3, MnF3, K3MnO4 e MnO4 -2. O manganês é transportado da cidade paraense, Marabá, até o porto do Itaqui, passando pela estrada de ferro Carajás, e segue em navios para outras cidades do litoral brasileiro, como também, para a Europa, Ásia e Estados Unidos. Calcule os números de oxidação do manganês nas espécies relacionadas no texto
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
+2, +3, +5 e +6 respetivamente
Respondido por
1
Os números de oxidação das espécies do texto são:
- MnCO3: +2
- MnF3: +3
- K3MnO4: +5
- MnO4: +6
Determinando o número de oxidação das espécies de Manganês
Para determinar o NOX (número de oxidação), deve-se relembrar que geralmente a carga final de uma molécula é nula - ou seja, a soma de cargas positivas e negativas é zero. Portanto, temos que:
- MnCO3: Como "CO3" possui carga "-2", afirma-se que "Mn" tem carga "+2".
- MnF3: Cada flúor possui carga "-1" e, portanto, para anular a carga final, o "Mn" possui carga "+3".
- K3MnO4: Cada oxigênio possui carga "-2" e cada potássio possui carga "+1", logo o saldo final é "-5". Portanto, o "Mn" deve possuir carga "+5".
- MnO4: Essa molécula é uma exceção pois ela possui carga final "-2". Sabendo disso, tem-se que cada oxigênio possui carga "-2" e, portanto, para o saldo final ser "-2" o "Mn" deve possui carga "+6".
Saiba mais sobre NOX em: brainly.com.br/tarefa/44576429
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Química,
6 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás