História, perguntado por piresmatheus3890, 1 ano atrás

A vitória da Inglaterra, da França e dos Estados Unidos na primeira guerra tinha o caráter de consagração da democracia e de triunfo definitivo do liberalismo sobre as tramas reacionárias do Congresso de Viena. A guerra também agu- dizou os conflitos entre diversos grupos e segmentos sociais e nacionais; além disso, ela agravou as desigualdades sociais, privilegiando alguns em detrimento de muitos. (Luis César Rodrigues, A primeira guerra mundial. Adaptado.) Segundo o autor, a primeira guerra (A) politicamente, destruiu as frágeis estruturas dos Estados liberais e fortaleceu os Estados reacionários e, socialmente, garantiu direitos para a imensa maioria. (B) significou a vitória dos Estados liberais, a destruição das estruturas políticas herdadas do Congresso de Viena e o aprofundamento dos conflitos sociais. (C) trouxe instabilidade política entre os Estados absolutistas vitoriosos e os Estados liberais derrotados e estabilidade social para as diferentes classes sociais. (D) garantiu a estabilidade política e econômica na Europa com a vitória das forças reacionárias, porém, gerou crescentes tensões sociais. (E) preservou as estruturas políticas nascidas a partir do Congresso de Viena, enfraqueceu os Estados liberais e neutralizou os conflitos sociais.

Soluções para a tarefa

Respondido por ampulheta
16
(A) politicamente, destruiu as frágeis estruturas dos Estados liberais e fortaleceu os Estados reacionários e, socialmente, garantiu direitos para a imensa maioria.
Falso. O autor demonstra claramente que a Primeira Guerra Mundial fortaleceu os Estados Liberais.

(B) significou a vitória dos Estados liberais, a destruição das estruturas políticas herdadas do Congresso de Viena e o aprofundamento dos conflitos sociais.
Correto, exatamente como expõe o autor do enunciado.

(C) trouxe instabilidade política entre os Estados absolutistas vitoriosos e os Estados liberais derrotados e estabilidade social para as diferentes classes sociais.
Falso. Os estados absolutistas foram derrotados.

(D) garantiu a estabilidade política e econômica na Europa com a vitória das forças reacionárias, porém, gerou crescentes tensões sociais.
Falso. Como expõe o autor, não havia estabilidade no pós-guerra.

(E) preservou as estruturas políticas nascidas a partir do Congresso de Viena, enfraqueceu os Estados liberais e neutralizou os conflitos sociais.
Falso, como afirma o autor.
Respondido por Suzi072022
0

A alternativa correta é a B, pois a Primeira Guerra Mundial consolidou a formação dos estados burgueses liberais e acabou com o Absolutismo na Europa. Contudo, ampliou-se os problemas causados pelo Imperialismo e o Neocolonialismo.

Primeira Guerra Mundial

  • Estopim: assassinato do arquiduque austro-húngaro Francisco Ferdinando, que era herdeiro do trono, em 28 de julho de 1914.
  • Havia diversos conflitos entre os países desencadeados pelas revoluções burguesas dos séculos XVIII e XIX.
  • Para evitar problemas políticos, foram criadas alianças entre os países, o que ajudou a ampliar a guerra muito rapidamente.
  • A Sérvia foi culpabilizada pela morte do arquiduque, o que mobilizou essas alianças e em poucos dias a Europa estava em guerra.
  • Tríplice Aliança (Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro) x Tríplice Entente (Grã-Bretanha, França e Rússia).
  • A guerra teve 3 fases: Guerra de movimento; Guerra de Trincheiras e Fase final.

Sobre a Primeira Guerra Mundial em:

https://brainly.com.br/tarefa/27043355

#SPJ2

Perguntas interessantes