A vitamina K surge sob várias formas. A vitamina K1 (filoquinona, fitonadiona) encontra-se principalmente nos vegetais. A vitamina K2 (menaquinona), a qual tem cerca de 75% da força da vitamina K1, é sintetizada por bactérias no trato intestinal dos seres humanos e de vários animais. A vitamina K2 (menadiona) é um composto sintético que pode ser convertido em K2 no trato intestinal. As melhores fontes de vitamina K na dieta são vegetais de folhas verdes, tais como folhas de nabo, espinafre, brócolos, couve e alface. Outras fontes ricas, são as sementes de soja, fígado de vaca e chá verde. Boas fontes incluem a gema do ovo, aveia, trigo integral, batatas, tomates, espargos, manteiga e queijo. São encontrados níveis menores na carne de vaca, de porco, presunto, leite, cenouras, milho, na maioria dos frutos e em muitos outros vegetais. A vitamina K3 pode ser representada pela fórmula abaixo. Quantos átomos de carbono e de hidrogênio, respectivamente, existem em uma molécula desse composto?
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Ao observarmos a representação da estrutura da vitamina K3 (menadiona), vemos que ela possui 11 átomos de carbono e 8 átomos de hidrogênio.
Explicação:
Na estrutura da menadiona, há 11 carbonos, sendo 10 do sistema bicíclico e 1 do radical metil ligado ao sistema bicíclico. Os hidrogênios, 4 estão no anel aromático (os 2 carbonos que fazem ponte com o segundo ciclo não podem se ligar a hidrogênios pois já tem suas 4 ligações satisfeitas), 1 no segundo ciclo (no carbono que faz dupla ligação com o que está ligado o grupo CH₃) e 3 no radical metila.
Anexos:
Perguntas interessantes
Química,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás