“A virtude, diz Montesquieu, brota do amor à liberdade e a honra do amor à diferença, ou seja, do “amor” por um ou outro dos dois traços fundamentais e interconectados da condição humana da pluralidade. Infelizmente, Montesquieu não nos diz de qual aspecto da condição humana surge o medo, princípio inspirador da ação nas tiranias. Em todo caso, esse “amor”, ou, como diríamos, a experiência fundamental da qual brotam os princípios da ação, é para Montesquieu o traço de união entre a estrutura de um governo representado pelo espírito de suas leis e as ações de seu corpo político. A experiência fundamental da igualdade encontra expressão política adequada nas leis republicanas, ao passo que o amor por ela, chamado virtude, inspira as ações nas repúblicas.”
(ARENDT, H. A promessa da política. Rio de Janeiro: Difel, 2008, p. 114.)
Agora, acompanhe as seguintes afirmações:
I – Para Montesquieu, a virtude surge do uso da força do governo sobre os cidadãos, os quais não sabem usar adequadamente a liberdade política. II – Liberdade e pluralidade, para Montesquieu, são elementos fundamentais na composição da virtude política. III – Para Montesquieu, as ações políticas devem representar a liberdade de participação de todos e a preservação das diferenças entre os indivíduos. IV – As leis republicanas, para Montesquieu, brotam do medo que os cidadãos nutrem pelo Estado. I – Para Montesquieu, a virtude surge do uso da força do governo sobre os cidadãos, os quais não sabem usar adequadamente a liberdade política.
II – Liberdade e pluralidade, para Montesquieu, são elementos fundamentais na composição da virtude política.
III – Para Montesquieu, as ações políticas devem representar a liberdade de participação de todos e a preservação das diferenças entre os indivíduos.
IV – As leis republicanas, para Montesquieu, brotam do medo que os cidadãos nutrem pelo Estado.
Somente as afirmações I e III estão corretas.
Somente as afirmações I e IV estão corretas.
Somente as afirmações II e III estão corretas.
Somente as afirmações III e IV estão corretas.
Somente as afirmações I e II estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Somente as afirmações II e III estão corretas. Segundo Hannah Arendt, estes dois princípios políticos são de fundamental importância para o pensamento político de Montesquieu, quais sejam, o amor à liberdade e o amor à diferença. A liberdade está ligada ao direito de se participar da vida política, uma herança do pensamento grego, e a diferença, herança do pensamento aristocrático, está ligada à preservação de valores individuais. Num governo republicano, as duas virtudes devem existir, uma para garantir a participação política, e outra para não fazer com que o indivíduo seja diluído na massa, ou, como diz a filósofa, na humanidade.
Respondido por
2
Somente as afirmações 2 e 3 estão corretas.
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Química,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Ed. Moral,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás