Sociologia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

A violência contra a mulher é um dos temas mais discutidos na contemporaneidade, o que tem promovido a preocupação de parlamentares no que se refere à garantia de direitos de mulheres vítimas de violência, bem como a punição aos agressores. Atualmente, em processo de tramitação estão os Projetos de Lei do Senado (PLS) o 96/2017 e o 244/2017, além desses, há os Projetos de Lei da Câmara (PLC) o 16/2011 e o 26/2017.
(UniCesumar – FSCE, Coletânea Ética e Sociedade, módulo 51, 2018, p.14-15) Adaptado.


A respeito dos projetos de Leis da Câmara (PLC) e do Senado mencionados, analise as assertivas:




I. O PLC 26/2017 determina que em casos de violência contra a mulher a prioridade nos exames periciais seja dada ao agressor, com o intuito de que a demora na realização de tais exames não prejudique o andamento do processo e a condenação.

II. O PLC 16/2011 destaca que a Lei Maria da Penha se aplica também a namoro, atual ou já terminado, pois configura uma relação íntima de afeto.

III. O PLS 244/2017 tem como proposta obrigar empresas prestadoras de serviço terceirizados com cem ou mais funcionários a destinarem pelo menos 5% das vagas para mulheres em situação de violência doméstica e familiar ou em situação de vulnerabilidade social.

IV. O PLS 96/2017 prevê multa e demissão por justa causa ao agressor que for reincidente em casos de violência contra mulher.



É correto o que se afirma:

Alternativa 1:
I e IV, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
I, II e III, apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por camilafortes13
2

Olá!!!


ALTERNATIVA CORRETA LETRA D (4)

 

 I – INCORRETA. O PLC 26/2017 Determina que a mulher vítima de violência doméstica e familiar terá prioridade na realização de exames periciais.

II – CORRETA. O PLC 16/2011 Estabelece que o namoro, atual ou terminado, configura relação íntima de afeto para o fim de proteção da mulher contra a violência doméstica e familiar.

III – CORRETA. O PLS 244/2017 Altera a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974 e estabelece obrigando a empresa prestadora de serviço a terceiros com 100 (cem) ou mais empregados a preencher no mínimo 5% das vagas com mulheres em situação de violência doméstica e familiar ou em situação de vulnerabilidade social.

IV – CORRETA. O PLS 96/2017 Altera a Lei 11.340/06 Estabelece que na hipótese de reincidência pela prática de crime de violência doméstica e familiar o condenado será demitido de sua atividade laborativa por justo motivo.

 

Espero ter ajudado!!! 


Nanisp: Resposta correta e corrigida é a alternativa 2, II e III, apenas.
camilafortes13: a IV Também está correta!!!!
Respondido por thaissacordeiro
0

Alternativa 5: I, II, III e IV.

I- Verdadeira. A PLC 26/2017 prevê uma prioridade nos exames periciais no agressor, desde que esse processo não atrapalhe o andamento da condenação. Por isso deve ser realizado com certa rapidez.

II- Verdadeira. A Lei Maria da Penha não envolve somente a agressão contra a mulher que é casada, mas também aquelas que possuem relação íntima com outra pessoa.

III- Verdadeira. Existe uma votação no Senado para que as empresas prestadoras de serviços apresentem ao menos 5% das vagas para mulheres em situação de violência doméstica.

IV- Verdadeira. O projeto prevê uma multa para o funcionário que agredir a mulher, sendo demitido por justa causa.

Veja a diferença entre a Lei Maria da Penha e feminicídio nessa questão brainly.com.br/tarefa/3230719.

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes