Sociologia, perguntado por gabicgutierrez, 1 ano atrás

A violência contra a mulher acontece cotidianamente e nem sempre ganha destaque na imprensa, afirmou a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire[...] “Quando surgem casos, principalmente com pessoas famosas, que chegam aos jornais, é que a sociedade efetivamente se dá conta de que aquilo acontece cotidianamente e não sai nos jornais. As mulheres são violentadas, são subjugadas cotidianamente [...]" afirmou ao ministra. [...]
“Eliza morreu porque contrariou um homem que achou que lhe deveria impor um castigo. Ela morreu como morrem tantas outras quando rompem relacionamentos
violentos”, disse a ministra.

Com base no texto é possível inferir que:
a) as questões de gênero são definidas a partir da classe social, razão pela qual são mais presentes nas camadas populares do que entre as elites.
b) as identidades sociais masculina e feminina são configuradas a partir de características biológicas imutáveis presentes em cada um.
c)as diferenças de gênero são determinadas no terreno econômico, daí o fato de serem produto da sociedade capitalista.
d) as experiências socialistas do século XX demonstram que nelas as questões de gênero são resolvidas de modo a estabelecer a igualdade real entre homens e mulheres.
e)as relações de gênero são construídas socialmente e favorecem, nas condições históricas atuais, a dominação masculina.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
59

A alternativa E está correta.

A cultura do assédio está ligada a fatores históricos, onde a supremacia do homem sobre a mulher, a colocou como um ser inferior, o que fere os direitos humanos em primeiro lugar, que devem buscam atuar como uma instituição de respaldo para os indivíduos que são vítimas do sistema falho social e criminal em nosso país, neste caso da violência contra a mulher, o assédio, o feminicídio etc.

Historicamente falando, o movimento sufragista nasceu nos Estados Unidos e desencadeou o movimento feminista é uma das manifestações sociais que vem cada vez mais crescendo nos últimos tempos, principalmente devido ao feminicídio, a cultura do assédio assim como a propagação da opressão por parte da classe masculina sobre a mulher que já acontece desde tempos antigos.

Dentre as características do movimento feminista que buscam quebrar a cultura do assédio, temos:

  • A busca por igualdade sem distinção de gênero;
  • O Combate a violência contra a mulher no espaço social;
  • O Combate à violência contra a mulher no ambiente doméstico;
  • Assim como melhores oportunidades e cargos para mulheres de real importância.

Respondido por luisfabianolindo3
4

Resposta: letra "E"

Explicação:

as relações de gênero são construídas socialmente e favorecem, nas condições históricas atuais, a dominação masculina.

Perguntas interessantes