História, perguntado por nicollycarvsilva, 9 meses atrás

A vinda da Corte para o Brasil marca a primeira ruptura definitiva do Antigo Sistema Colonial. (Fernando A Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial. São Paulo: Hucitec, 1981. p. 298).A ruptura a que o autor se refere estava intimamente relacionada, dentre outros fatores, à decisão da Coroa portuguesa de: * a) interromper o comércio de escravos praticado entre a colônia e a Inglaterra d) abrir os portos brasileiros ao livre-comércio com as “nações amigas”. c) romper os laços comerciais com a Inglaterra por exigência dos franceses. b) proibir o comércio de manufaturas feito entre a colônia e a burguesia inglesa

Soluções para a tarefa

Respondido por reservadafish
10

Resposta:

Alternativa E)

Explicação:

 Uma das condições para a concessão da escolta naval inglesa que trouxe, em segurança, a Família Real ao Brasil foi a garantia de que os portugueses fariam um acordo que abriria os portos brasileiros para as "nações amigas" (a Inglaterra), acabando, na prática, com o monopólio mercantil português sobre o território.

 Com isto os brasileiros começaram a comprar produtos industrializados ingleses, aumentando os seus lucros, e negociar com eles as matérias-primas brasileiras, o que favorece imensamente aos ingleses e prejudicou os interesses do Estado Português.

Espero ter ajudado!


SANESSSbRASIL: Eu não achei esse E ai não '-'
Respondido por andriellepriante
20

Resposta:

b

Explicação:

Abriram os os portos às nações amigas, pois O império napoleônico estava forma, e o bloqueio continental que Portugal não estava seguindo começou a ser uma ameaça para o próprio d.joao, então Napoleão foi invadir Portugal, porém, A Inglaterra tinha o melhor exército marítimo e deu esquadra para levar a corte portuguesa até o Brasil, se A corte concordasse a fornecer mercadoria mais barata para Inglaterra e servisse como mercado consumidor.

De uma estuda nas "nações amigas" e no bloqueio continental .

Qualquer coisa me procure.

Perguntas interessantes