Sociologia, perguntado por julia1550, 9 meses atrás

A vida na cidade, diz Simmel, bombardeia a mente com imagens e impressões, sensações e atividades. Esse é um “profundo contraste com o ritmo mais habitual e mais fluente” da cidade ou aldeia. Nesse contexto, os indivíduos não podem responder a cada estímulo ou atividade com que se deparam; como lidam, então, com tal bombardeio? (GIDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 258).

Georg Simmel, em seu texto clássico A metrópole e a vida mental, menciona profundas alterações emocionais e sensitivas dos seres humanos causadas pela cidade grande.

Sobre esse tema é CORRETO afirmar:


(A)
Simmel destaca que desde o início do processo de urbanização, os habitantes de grandes cidades desenvolvem ampla afetividade pelos moradores vizinhos bem como pelos seus contextos locais de habitação.


(B)
De influência marxista, Simmel desenvolve a base da sociologia urbana ao tratar a cidade como a forma predominante e efetiva de reconversão da relação exploratória plenamente capitalista.


(C)
As novas formas de associação e visão de mundo a partir da construção de novos laços urbanos é algo diagnosticado por Simmel logo em seu texto clássico, anunciando os desdobramentos de reivindicações de direitos civis e movimentos sociais que proliferariam ao longo do século XX.


(D)
De orientação weberiana, Simmel identifica um processo de suavização da exploração do trabalho no contexto urbano, por conta das novas possibilidades metropolitanas da modernidade.


(E)
O ponto central é a intensificação dos estímulos urbanos e o anonimato, que geram, por um lado uma ampliação da racionalidade e calculabilidade da vida e, por outro a atitude blasé, como forma de proteção emocional.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
44

A alternativa E está correta.

A passagem da idade contemporânea para a moderna passou por uma quebra do pensamento teocêntrico marcando a evolução das ciências, cultura, indústria e a urbanização.

As relações entre os indivíduos em sociedade expandiram e continuam expandindo a possibilidade e formas de interação.

Para Simmel, assim como a comunicação foi facilitada, o fluxo de trabalho e informações aumentou e continua aumentando diariamente, fato este que pode prejudicar a sanidade do homem, principalmente quando sujeito a um regime trabalhista que não promove a qualidade necessária para o mesmo. 

Respondido por ronaldocarioca
7

Resposta:

E

...................

Perguntas interessantes