História, perguntado por elianeoliveira346040, 11 meses atrás

A vida do Tiradentes e explicar o que foi a inconfidência mineira

Soluções para a tarefa

Respondido por julia00094
0

Resposta:

 

Joaquim José da Silva Xavier, o "Tiradentes" (1746 — 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial (1530-1815), mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro, na conspiração conhecida como a Inconfidência Mineira.

Esse movimento foi uma insurreição das elites locais de Minas Gerais contra a cobrança abusiva de impostos da metrópole portuguesa, baseada no Quinto - 20% de todo o metal extraído - e da quantidade de escravos. A revolução seria iniciada no dia da execução da "derrama", uma medida administrativa da coroa portuguesa que permitia a cobrança forçada dos impostos, inclusive com a detenção dos devedores e uso da violência. Delatada por traidores no movimento, a derrama foi suspensa e todos os inconfidentes presos. O único a assumir a participação na Inconfidência Mineira e ser condenado a morte foi Tiradentes durante um processo de julgamento de três anos. Os restantes dos inconfidentes foram degredados do Brasil. Tiradentes foi enforcado em 21 de abril de 1792, sendo considerado o primeiro herói e mártir brasileiro, especialmente quando surgiu a República no país. A bandeira criada pelos insurgentes representa hoje a do estado de Minas Gerais.

Respondido por sofiaadrianolima
1

Resposta:

Tiradentes foi o líder da inconfidência mineira, e naquele tempo quem era contra as regras era enforcado ou deixado em porões para morrer de fome ou até mesmo doente...

espero ter ajudado ...

Perguntas interessantes