A ventilação pulmonar é o processo que envolve a entrada e saída de ar nos pulmões por meio das zonas condutora e respiratória. Essas zonas, por sua vez, possuem ramificações e junto com estruturas do crânio, formam uma rede de entrada e saída dos gases no pulmão. Essa entrada e saída do ar é possível devido às diferenças na pressão dos gases no interior e exterior (atmosfera) dos pulmões. Quando a pressão é maior dentro do pulmão em relação à atmosfera o ar é expirado, e quando a pressão na atmosfera é maior do que a do interior dos pulmões o ar é inspirado. Esse processo de inalação e expiração envolve músculos que diminuem a pressão pulmonar, pois provocam a expansão da caixa torácica, dentre os diferentes músculos ativados nesse processo, o principal é o diafragma.
Fonte: Fisiologia Humana. Felipe Natali de Almeida. Unicesumar, 2019, p. 61-62.
Diante do exposto no texto (sobre os processos envolvidos na inspiração e expiração) a direção que o ar segue desde a atmosfera até a hematose se dá:
Alternativas
Alternativa 1:
com a entrada do ar nas fossas nasais, onde é umedecido, filtrado e aquecido, seguindo para a laringe, posteriormente faringe e esôfago, onde se origina a traqueia. Da traqueia o ar passa para o brônquio, chegando até os bronquíolos onde ocorre a hematose.
Alternativa 2:
com a entrada do ar pela narina, passando pelo palato duro e posteriormente fossas nasais e seio nasal, onde é umedecido, aquecido e filtrado. Na sequência o ar vai em direção à laringe, faringe e traqueia, onde seguem por um dos brônquios, bronquíolos e finalmente chega aos alvéolos pulmonares, onde ocorre a hematose.
Alternativa 3:
com a entrada do ar por meio das narinas, chegando até às fossas nasais, onde é umedecido, filtrado e aquecido, seguindo para a faringe, posteriormente para a laringe e traqueia, onde seguira para um dos brônquios, que são ramificados em bronquíolos, chegando por fim nos alvéolos pulmonares, para o processo de hematose.
Alternativa 4:
com a entrada do ar por meio das narinas, chegando até às fossas nasais, passa por dentro do seio frontal, chegando à laringe. Daí em diante, o ar passa pela faringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e por fim nos alvéolos, onde ocorre a hematose.
Alternativa 5:
com entrara pelos seios nasais, chegam às fossas nasais, passando pelo palato duro, laringe, faringe e traqueia, que se ramifica em dois brônquios, por onde o ar passa até chegar aos bronquíolos, onde ocorre a hematose.
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta 3
Explicação:
o ar entra pela cavidade nasal segue para a faringe,laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos até os alvéolos pulmonares.
Na ventilação pulmonar o ar segue a direção narinas, fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos, conforme na alternativa 3.
Como funciona a ventilação pulmonar?
A mecânica da ventilação pulmonar se dá pela a ação dos músculos diafragma e intercostais. Na inspiração o diafragma é acionado, pressionando a abertura da caixa torácica. O ar entra nos pulmões por diferença de pressão. Na expiração, o diafragma relaxa e os músculos intercostais são acionados e provocam pressão na caixa torácica. Assim o ar é expulso dos pulmões.
O ar entra nas narinas e é aquecido, filtrado e umedecido nas fossas nasais. Depois ele percorre a direção:
- faringe - órgão compartilhado com o sistema digestivo
- laringe - onde se localizam as cordas e pregas vocais
- traquéia - tubo cartilaginoso de conexão ao pulmão
- pulmão - onde percorre os brônquios, bronquíolos e alveólos.
Nos alvéolos pulmonares há a troca gasosa da circulação pulmonar.
Saiba mais sobre sistema respiratório: https://brainly.com.br/tarefa/5967560
#SPJ2