A velocidade de escape de um corpo celeste é a mínima velocidade que um objeto deve ter nas proximidades da superfície desse corpo para escapar de sua atração gravitacional. Com base nessa informação e em seus conhecimentos sobre a interpretação cinética da temperatura, considere as seguintes afirmações a respeito da relação entre a velocidade de escape e a atmosfera de um corpo celeste. I. Corpos celestes com mesma velocidade de escape retêm atmosferas igualmente densas, independentemente da temperatura de cada corpo. II. Moléculas de gás nitrogênio escapam da atmosfera de um corpo celeste mais facilmente do que moléculas de gás hidrogênio. III. Comparando corpos celestes com temperaturas médias iguais, aquele com a maior velocidade de escape tende a reter uma atmosfera mais densa. Apenas é correto o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III.
#FUVEST
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
A alternativa correta é a (C) III.
Para que o corpo celeste consiga ultrapassar a Força Gravitacional de superfície é necessário estar em sua velocidade de escape, no mínimo. A temperatura irá influenciar na densidade das atmosferas de maneira inversamente proporcional (↑T↓d), a afirmativa I é falsa.
Os corpos mais leves terão mais facilidade para escapar que os mais pesados, pois sua energia cinética será menor (Ec = mv²/2), como a molécula de N é mais pesada que a de H, a afirmativa II é falsa.
A afirmativa III é verdadeira, pois corpos celestes com atmosfera mais densa terão mais gases, menor escape dos gases e maior velocidade de escape.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes