A variação de entalpia de uma reação é a medida da quantidade de calor liberada ou absorvida por uma reação química, a pressão constante. Matematicamente, ela é usualmente calculada como a diferença entre a variação de entalpia dos produtos e a variação de entalpia dos reagentes, como disposto na equação a seguir:
∆Hreação = ∆Hprodutos - ∆Hreagentes
Os termos desta equação são avaliados com base na entalpia padrão de formação dos compostos que participam da reação. Por convenção, a entalpia de substâncias simples, ou seja, formadas por apenas um elemento (He, H2, O3, etc.), é igual a zero.
(BIGATÃO, D.M.M.M. Química Geral e Inorgânica. Unidade VIII, Maringá-PR.: Unicesumar, 2019.)
Acerca da termoquímica, considere as afirmativas a seguir:
I – Um processo é dito endotérmico quando absorve energia do ambiente para o sistema de reação, de modo que a energia pode ser considerada como um reagente.
II – Uma reação cuja variação de entalpia é negativa é dita exotérmica, ou seja, a variação da entalpia dos reagentes é maior do que a variação de entalpia dos produtos.
III – A Primeira Lei da Termodinâmica afirma que a energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada.
Estão corretas as afirmativas:
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Somente a III está correta.
A partir da premissa da Primeira Lei da Termodinâmica, que estabelece que a energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada, sabe-se que as reações podem ser de dois tipos: endotérmica ou exotérmica.
As reações endotérmicas são aquelas que apresentam uma variação de energia positiva, uma vez que a energia do sistema foi inserida a reação, ao passo que a exotérmia apresenta uma variação negativa, pelo fato de haver uma maior liberação de energia ao sistema.
Perguntas interessantes
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás