A variação de cor da urina normal é determinada pela concentração desta, a qual varia de amarelo pálido a amarelo-âmbar escuro, de acordo com a quantidade dos pigmentos urocromo, urobilina e uroeritrina. Há alguns fatores que podem alterar essa coloração, como dieta, uso de medicações e produtos químicos presentes em doenças. Dentro desse contexto analise as afirmativas: I. A urina de cor pálida ou incolor é muito diluída e pode ser decorrente do aumento no consumo de líquidos, medicamentos diuréticos ou diabetes. II. A urina de cor vermelha indica a presença de hemácias (hematúria), hemoglobina livre (hemoglobinúria), mioglobina (mioglobinúria), e a cor pode variar de rosa a preta, dependendo da quantidade de hemácias ou pigmentos. III. A urina castanho-escuro ou preta consiste em alcaptonúria, distúrbio em que o ácido homogentísico é excretado na urina, o que ocorre devido ao distúrbio no catabolismo de tirosina e fenilalanina pela ausência da enzima ácido homogentísico. IV. Pacientes com icterícia obstrutiva excretam a bilirrubina através da urina, o que confere a esta uma cor rosada; isso ocorre devido ao pigmento biliverdina, produto oxidado da bilirrubina. Após análise, assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas sobre as alterações de cor na urina: Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
As afirmativas I, II e III.
A ictéria é um sinal de doenças hepáticas diversas e até mesmo de parasitas sanguíneos e infecção por bactérias, como a leptospira, que também afeta a função hepática além da renal.
Quando há muitas bilirrubinas circulantes, elas podem ser excretadas na urina, porém, a coloração é amarela.
A bilirrubina é produzida no figado a partir de hemácias mortas ou velhas, que passam por processos que mudam a sua cor.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes