Química, perguntado por ddavineves04, 10 meses atrás

A valência ou NOX é um número que indica a capacidade que um átomo de um elemento tem de se combinar com outros átomos, capacidade essa que é medida pelo número de elétrons que um átomo pode dar, receber, ou compartilhar de forma a constituir uma ligação química. Sendo assim, analise a situação a seguir: PARA A SÍNTESE DE UM NOVO MATERIAL, FOI NECESSÁRIO BUSCAR-SE UM ELEMENTO QUE SUBSTITUA, O ELEMENTO X (Z=17) NA COMPOSIÇÃO DESSE MATERIAL. OS PRINCIPAIS CRITÉRIOS SÃO, PRIMEIRO, A VALENCIA E, EM SEGUIDA, O RAIO ATÔMICO, AVALIE AS PROPOSIÇÕES ABAIXO COM INDICAÇÕES DE ELEMENTOS QUÍMICOS PARA A SUBSTITUIÇÃO DE X.

A) O elemento com Z=8 é indicado, pois possui raio atômico semelhante a X e mesma valência
B) O elemento com Z=16 é indicado, pois possui raio atômico semelhante, porém, sua valência, não é mesma de X e, portanto, não é indicado
C) A indicação do elemento com Z=18 não é adequada, pois se trata de um gás nobre
D) O elemento com Z=35 pertence ao mesmo grupo do elemento X, possuindo a mesma valência e raio atômico ligeiramente menor
E) O elemento com Z=53 possui a mesma valência que X, porem com raio atômico menos

Soluções para a tarefa

Respondido por LouiseSG
7

F - V - V - V - F

Analisando as proposições, temos:

( F ) I. O elemento com Z=8 é indicado, pois possui raio atômico semelhante a X e mesma valência.

Valência é diferente!

( V ) II. O elemento com Z=16 possui raio atômico semelhante, porém, sua valência não é a mesma de X  e, portanto, não é indicado.

( V ) III. A indicação do elemento com Z=18 não é adequada, pois se trata de um gás nobre.

( V ) IV. O elemento com Z=35 pertence ao mesmo grupo do elemento X, possuindo a mesma valência e  raio atômico ligeiramente maior.

( F ) V. O elemento com Z=53 possui a mesma valência que X, porém, com raio atômico menor.

Mesma valência, porém o raio atômico é maior.

Para verificar, basta fazer a distribuição  eletrônica.

A distribuição eletrônica refere-se ao modo em que os elétrons estão distribuídos nas camadas ou níveis de energia que ficam ao redor do núcleo do átomo.

Os elétrons não se distribuem de qualquer forma nessas camadas. Por exemplo, a primeira camada (K) suporta no máximo 2 elétrons, e a camada de valência pode possuir no máximo 8 elétrons.

Perguntas interessantes