Biologia, perguntado por mariaclarasgonot24gp, 1 ano atrás

A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérim) é usada na prevenção contra tuberculose, e está recomendada no calendário básico da criança da rede do sistema único de saúde-SUS
Explique como as vacinas agem no organismo e qual a importância de seguir corretamente o calendário básico da criança

Soluções para a tarefa

Respondido por rafabrito02
3
Para haver uma boa imunização pela vacina é necessário que ela ative bem o sistema imune e provoque uma boa memória imunológica. Existem vários tipos de vacinas: Vacinas de subunidades, patogeno atenuado, inativado, vacinas de DNA, etc. Vou dar o exemplo da BCG. A tuberculose é causada pela Mycobacterium tuberculosis, no entanto a BCG é feita com Mycobacterium bovis atenuada, espécie muito semelhante, porém não há a possibilidade de causar tuberculose. Para que o indivíduo esteja imunizado contra a tuberculose, primeiramente as células apresentadoras de antigenos (APCs) precisam reconhecer o PAMP (a bactéria, a grosso modo), processá-lo e expor no MHC II para ativar os linfócitos T (auxiliar e citotoxico) e B (produz anticorpos) nos linfonodos. Os linfócitos T ajudam a ativar os linfócitos B. Depois de ativados, ambos podem se diferenciar em linfócitos efetores ou de memória. As células efetoras vão para o local onde a vacina foi aplicada e aumentam a resposta inflamatória e ajuda a conter a infecção, logo, melhoram a imunogenicidade da vacina. As células de memória permanecem no órgão linfóide para desencadear uma resposta mais rápida caso o organismo entre em contato com a M. tuberculosis. Apesar de a BCG proteger pouco contra a tuberculose, ainda é a melhor vacina que temos, pois há uma dificuldade muito grande de desenvolvimento de algo mais eficaz. Para uma memória mais efetiva, deve ser tomada até os 4 anos de idade. Em adultos ela funciona muito pouco.
Esse é um resumo bem superficial da resposta imune. Para algo mais a aprofundado recomendo o livro de imunologia do Abul Abbas.
Abraços
Perguntas interessantes