A utilização de trabalhadores escravizados foi constante durante a colonização da américa portuguesa. A partir do século xvi, observa-se a diminuição da utilização de mão de obra indígena escravizada e um aumento significativo no tráfico de pessoas escravizadas trazidas do continente africano. Com o passar do tempo, a escravidão indígena declinou e a escravidão de africanos e seus descendentes foi predominante. Entre os fatores que explicam a predominância da mão de obra escrava africana, é correto apontar: a a dificuldade de acesso aos índios, já que estes viviam afastados das regiões litorâneas. B a baixa produtividade dos índios nas tarefas industriais para as quais eram enviados. C a proibição da escravidão indígena, que contou com o apoio dos bandeirantes paulistas. D a alta lucratividade que o tráfico internacional de africanos trazia para a metrópole
Soluções para a tarefa
A respeito da utilização da mão de obra escrava durante a colonização da américa portuguesa podemos afirmar que a alternativa correta é a letra d).
Análise das Alternativas sobre Mão de Obra Escrava Africana
a) Está INCORRETA, pois os indígenas não viviam afastados das regiões litorâneas, o motivo da dificuldade do acesso à mão de obra escrava indígena foi a proibição dessa atividade pela Igreja Católica.
b) Está INCORRETA, pois a utilização da mão de obra escrava indígena não foi utilizada em tarefas industriais.
c) Está INCORRETA, pois os bandeirantes paulistas não eram à favor da proibição da escravidão dos indígenas. Os bandeirantes inclusive possuíam a prática da captura e venda de indígenas ao desbravar o interior do Brasil.
d) Está CORRETA, pois o tráfico negreiro era extremamente lucrativo tanto para a metrópole quanto para os colonos portugueses.
Saiba mais sobre "Mão de Obra Escrava Africana" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/9874697
#SPJ4