A utilização de estoques, sejam eles de segurança ou de cobertura, para atender a demanda média durante o Lead Time (tempo de ressuprimento), é muito importante, porque possibilita manter o nível de atendimento ao cliente, aumentando a competitividade da empresa perante aos concorrentes. No entanto, a utilização desse estoque deve ser gerenciada, sendo necessário o emprego de modelos de controle de estoque. Disponível em: Acesso em: 19 abr.2018 (adaptado). Sobre os modelos de controle de estoques, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O modelo de controle de estoques dos máximos – mínimos deve ser utilizado quando os itens do estoque são considerados como críticos, ou seja, a falta deles pode acarretar prejuízos para produção ou vendas na empresa. II. No modelo de estoque baseado em revisões periódicas, é estabelecido o parâmetro do tempo para que as análises sejam realizadas e o período varia de acordo com a realidade da empresa. III. O modelo de estoque baseado no MRP analisa a demanda de cada produto, informações advindas do PCP e demais informações, como a lista de materiais. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e II, apenas. Alternativa 3: I e III, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
A resposta certa é a alternativa 4) II e III
Na alternativa II, o sistema de revisão periódica de estoques é feito através dos níveis do estoque, onde eles são verificados em intervalos regulares de tempo.
A partir da verificação, se tem noção do tamanho do estoque, e a partir dessa informação o gestor vai poder tomar a decisão sobre qual vai ser o tamanho do pedido sempre visando um determinado nível que geralmente é chamado de estoque alvo.
Na alternativa III, O modelo de estoque baseado em MRP ou planejamento de necessidades de materiais, se faz de acordo com a obtenção do conhecimento sobre a quantidade de um determinado produto junto com a análise de tempo de obtenção de cada um deles, onde, com base nestas informações juntamente com uma visão de futuro das necessidades, se faz o calculo de quanto e quando se deve obter mais daquele produto de forma que não acarrete a falta e nem sobre no estoque.