A utilização da política fiscal para estímulo ao crescimento econômico tem sua validade em virtude de quedas pronunciadas da demanda agregada que elevem o desemprego e ameacem a economia de aprofundar um ciclo econômico de recessão. FERREIRA, P. V. Análise de Cenários Econômicos. Curitiba: InterSaberes, 2015 (Série Gestão Financeira) [livro eletrônico]. Ao visar políticas fiscais ideais para evitar o ciclo recessivo, é possível pensar que são medidas corretas:
Soluções para a tarefa
Podemos definir como correta a: Alternativa 4. A Política fiscal representa o conjunto de medidas pelas quais o Governo arrecada receitas e efetua despesas de modo a cumprir três funções:
- A estabilização macroeconômica;
- A redistribuição da renda; E
- A alocação de recursos.
Sobre o Ciclo Econômico de Recessão
Dentro da economia, a recessão é uma fase de contração no ciclo econômico, ou seja, de retração geral na execução econômica por um certo período de tempo, com queda no nível da produção (produto interno bruto), aumento elevado do desemprego, queda na renda familiar, redução da taxa de lucro, aumento do número de falências e afins. Tendo como ciclo econômico de formação:
- Expansão;
- Boom;
- Contração; E
- Recessão.
Complemento da Questão:
Alternativa 1: A elevação dos gastos públicos, aumento dos tributos diretos e redução das transferências de renda às famílias.
Alternativa 2: A redução dos gastos públicos, aumento dos tributos indiretos e redução das transferências de renda às famílias.
Alternativa 3: O aumento dos tributos diretos e indiretos, aumento dos gastos públicos e redução das transferências de renda às famílias.
Alternativa 4: O aumento dos gastos públicos, redução dos impostos diretos e indiretos e elevação das transferências de renda às famílias.
Alternativa 5: A manutenção dos níveis de gastos públicos, redução dos tributos diretos e indiretos e corte das transferências de renda às famílias.
Entenda mais sobre politica fiscal em:
https://brainly.com.br/tarefa/21949336
#SPJ4