Geografia, perguntado por raybenvindo, 6 meses atrás

“A urbanização brasileira teve um caráter concentrador e excluiu boa parte da sociedade de seus benefícios. A velocidade com que se processou a urbanização no país criou algumas dificuldades para o poder público suprir o espaço das cidades, especialmente das grandes, com a infraestrutura urbana e os serviços sociais necessários ao bem-estar da população. Isso, evidentemente, é agravado em razão de as políticas de planejamento urbano estarem voltadas, prioritariamente, para as classes média e alta”. LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. 2ª ed. Editora Saraiva, 2014. p.513. As contradições presentes no processo de produção do espaço urbano brasileiro são muitas. Dentre os seus efeitos mais visíveis, podemos citar: I. A falta de moradia e favelização; II. A ausência de mobilidade urbana; III. Os elevados índices de violência; IV. A baixa especulação imobiliária; V. A pequena procura por transportes de massa; 1. Estão corretas as afirmativas: * 1 ponto a) I, II e IV b) II, III e V c) I, II e III d) III e IV e V ​


daniellaperes: 1-C 2-D

Soluções para a tarefa

Respondido por tiagochannel99
23

Resposta:

1-C

2-D

Explicação:

Confia

Respondido por marigiorgiani
5

Sobre a urbanização brasileira, a resposta correta é c) I, II e III.

A afirmativa IV é falsa porque no espaço urbano tem-se uma grande especulação imobiliária, prática comum em todo o território. Já a afirmativa V é falsa porque a procura por transportes de massa é alto, ainda que o serviço prestado pelo poder público não seja de grande qualidade.

Assim, temos que na urbanização brasileira ocorre uma favelização nas periferias, pois nas regiões centrais estão localizadas as pessoas de maior poder aquisitivo. Isso é uma contradição, pois aqueles que têm menor poder aquisitivo precisariam viver próximo dos centros devido à necessidade de uso do transporte público.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/45243472

Anexos:
Perguntas interessantes