A universidade chilena continha poderes para normatizar e planificar a educação do país em todos os níveis. Deveria estar a serviço de funções úteis para a sociedade e, ao mesmo tempo, preocupar-se com finalidades morais e éticas. A universidade pretendia ilustrar e formar a elite política e cultural chilena, responsável por pensar os problemas da pátria, dirigir seus destinos e encontrar soluções para os problemas detectados. Além disso, punha-se como tarefa o desejo de fomentar o bem moral do país, educar o "corpo de cidadãos" e "inculcar o espírito cívico republicano" na sociedade. Prado, m. L. C. A américa latina no século xix: tramas, telas e textos. São paulo: edusp, 2004 (adaptado). A instituição descrita se apresentava como aliada ao projeto de independência da nação citada no texto, pois atuaria na construção do(a) a) pacto colonial. B) identidade nacional. C) regime democrático. D) recuperação metropolitana. E) mão de obra escravizada
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a letra B, pois esta instituição agiria na construção da Identidade Nacional, de forma efetiva, por compor e formar a elite política e cultural do local.
A Identidade Nacional
O conceito Identidade Nacional pode ser fixado às pessoas que estão inclusas na sociedade, e que fazem parte de uma determinada cultura, onde existe certa distinção em relação a outros países, mesmo que baseando-se na língua, hábitos, folclore, bandeira, de outros lugares.
Portanto, deixando de lado o valor simbólico, a identidade nacional é atribuída à alguém que possui a nacionalidade de um certo lugar geográfico onde é possível ser aferido através dos seus documentos de registros no dado país.
Para uma nação que almeja a independência é imprescindível que elabore uma identidade nacional, assim criando um sentimento patriótico que vai juntar a nação com uma cultura única.
Veja mais sobre Independência aqui:
brainly.com.br/tarefa/32075856
#SPJ4