A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) é uma unidade para reabilitação do neonato de 0 a 28 dias de vida que esteja na condição de prematuro ou enfermo. É um serviço muito especial, pois no local onde ocorre, os equipamentos controlam as funções fisiológicas como a temperatura corporal. Outras variáveis ambientais avaliadas no ambiente da UTIN requerem controle.
Quanto às variáveis a serem controladas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
As principais causas de ruídos encontradas em estudo sobre ambiência em UTIN foram: alarmes de monitores e incubadoras, uso de telefones fixos e celulares, jato d’água da pia, troca de equipamentos como incubadoras e ventiladores mecânicos; vale ressaltar que esses ruídos apresentam reduzida importância sobre o sono do neonato e seu desenvolvimento.
b.
As considerações sobre a ambiência não são relevantes para o desenvolvimento do neonato. Por exemplo, o controle da iluminação tem pouco impacto para o prematuro, sendo que é dispensável que as incubadoras fiquem cobertas para simular a condição de luz no interior do útero.
c.
Ruídos e iluminação por exemplo, não dependem do esforço dos profissionais de saúde para acontecer, sendo assim, as funções fisiológicas do neonato dispensam preocupação com estes itens pois não são essenciais durante as atividades de assistência ao neonato.
d.
A temperatura do neonato é controlada pela incubadora, já os ruídos da UTIN estando dentro dos padrões habituais dos profissionais da saúde, atendem à demanda apropriada ao desenvolvimento do neonato. É dispensável investimento na educação profissional para a redução do ruído dentro da UTIN.
e.
A OMS recomenda que os níveis de ruídos em uma unidade hospitalar não ultrapassem de 30 a 40 decibéis (dBA). No estudo conduzido por Cardoso et.al (2010), foram encontrados altos níveis sonoros na UTIN, no período da manhã, sendo que o destaque foi para as conversas entre os profissionais e o jato de água na pia durante a higienização das mãos. As duas atividades citadas chegaram a 80,4 dBA durante a manhã e no período da noite 78,1 dBA.
Soluções para a tarefa
Respondido por
59
RESPOSTA CORRETA : A OMS recomenda que os níveis de ruídos em uma unidade hospitalar não ultrapassem de 30 a 40 decibéis (dBA). No estudo conduzido por Cardoso et.al (2010), foram encontrados altos níveis sonoros na UTIN, no período da manhã, sendo que o destaque foi para as conversas entre os profissionais e o jato de água na pia durante a higienização das mãos. As duas atividades citadas chegaram a 80,4 dBA durante a manhã e no período da noite 78,1 dBA.
Respondido por
19
Resposta correta letra E
Perguntas interessantes