Sociologia, perguntado por caaraujo, 1 ano atrás

A transplantação da cultura metropolitana, realizada numa fase em que havia identidade de interesse entre as classes dominantes na metrópole e na colônia, não encontrara grandes problemas, nem graves contradições. Não acontecia o mesmo na segunda fase: a cultura peculiar à classe dominante senhorial era uma; aquela que vinha sendo elaborada pela burguesia em ascensão européia era outra. Assinale a alternativa que melhor expressa essa contradição da segunda fase da cultura colonial:
Escolha uma:
a. É na música, com cânticos de rebeldia que se acentua essa dicotomia.
b. As artes plásticas apresentam o aumento no contraste entre a mentalidade senhorial e as aspirações da burguesia liberal nativa.
c. As contradições entre a cultura da classe dominante senhorial e a cultura burguesa foram apagadas em função da manutenção do grande latifúndio no Brasil.
d. É no teatro, a partir da realização de peças inspiradas nas obras renascentistas que se acentua o espírito liberal de contestação cultural.
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A transformação na economia brasileira a partir da segunda metade do século XIX trouxe profundas mudanças no campo da cultura. Assinale a alternativa que melhor expressa essas mudanças.
Escolha uma:
a. o desenvolvimento de uma cultura engajada do ponto de vista político, cuja principal missão consistiu na denuncia das injustiças sociais.
b. O desenvolvimento de uma cultura modernista que contestou os valores medievais presentes na cultura colonial.
c. O desenvolvimento de uma cultura mais próxima da burguesia européia.
d. O desenvolvimento de uma cultura popular mais

Soluções para a tarefa

Respondido por proflucienersi
13
1- c. As contradições entre a cultura da classe dominante senhorial e a cultura burguesa foram apagadas em função da manutenção do grande latifúndio no Brasil. 
2-
c. O desenvolvimento de uma cultura mais próxima da burguesia européia.
Perguntas interessantes