A trajetória histórica da saúde coletiva brasileira nos remete para a segunda metade dos anos 50, numa conjuntura pós-Segunda Guerra Mundial, em que a situação econômica do país se esforçava para agregar potência no trabalho, melhorar a economia e no setor da saúde, programas de saneamento e seguridade social se solidificavam (NUNES, 1994). A respeito do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Movimento Preventivista.
II- Medicina Social.
III- Saúde Coletiva.
( ) Estimulava o entendimento de que a problematização da saúde é um tanto enigmática, de grande alcance e que necessitava transcender as práticas biológicas para viabilizar uma ampliação, interação e reestruturação do campo da saúde para poder atender às exigências populacionais, éticas e políticas que a hegemonia dos saberes biológico já não abrangia em sua totalidade.
( ) Embasava num trabalho profilático da instalação de futuras doenças no âmbito social com uma visão sobre a coletividade, tinha pretensão de instaurar a compreensão sobre os cuidados com a higiene e reavaliar as práticas e educação médicas.
( ) O seu surgimento fomentou futuramente a própria saúde pública, e seus princípios geraram grande alvoroço na área da saúde, pois trouxe em sua bagagem todas as lutas sociais de outrora.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NUNES, E. D. Saúde coletiva: história de uma ideia e de um conceito. Saúde e Sociedade, v. 3, n. 2, p. 5-21, 1994.
a) I - III - II.
b) III - II - I.
c) I - II - III.
d) III - I - II.
Soluções para a tarefa
Respondido por
38
Resposta:
alternativa D
D
3
1
2
página 10
Respondido por
0
Resposta:III , II, I resposta B
Explicação:
Formação integral em saude.
Uniasselvi 2016
Perguntas interessantes
Biologia,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás