A toxina botulínica (produzida pelo bacilo Clostridium botulinum) pode ser encontrada em alimentos malconservados, causando até a morte de consumidores. No entanto, essa toxina modificada em laboratório está sendo usada cada vez mais para melhorar a qualidade de vida das pessoas com problemas físicos e/ou estéticos, atenuando problemas como o blefaroespasmo, que provoca contrações involuntárias das pálpebras.BACHUR, T. P. R. et al. Toxina botulínica: de veneno a tratamento. Revista Eletrônica Pesquisa Médica, n. 1, jan.-mar. 2009 (adaptado).O alívio dos sintomas do blefaroespasmo é consequência da ação da toxina modificada sobre o tecidoA glandular, uma vez que ela impede a produção desecreção de substâncias na pele. B muscular, uma vez que ela provoca a paralisia dasfibras que formam esse tecido. C epitelial, uma vez que ela leva ao aumento da camadade queratina que protege a pele. D conjuntivo, uma vez que ela aumenta a quantidade desubstância intercelular no tecido. E adiposo, uma vez que ela reduz a espessura dacamada de células de gordura do tecido.
Soluções para a tarefa
Respondido por
182
Resposta:
Muscular, uma vez que ela provoca a paralisia das fibras que formam esse tecido.
Explicação:
Correto pelo ava!!
Respondido por
1
A taxina botulínica afeta os tecidos musculares, causando paralisia. Quanto maior a desse da toxina que foi ingerida, pior é o grau da paralisia, podendo paralisar os músculos abdominal e intercostais, além do diafragma, levando a parada respiratória (alternativa B).
E qual o tratamento contra o botulismo?
Existe um soro antibotulinico, mas ele só terá efeitos caso seja aplicado rapidamente, ele demora um pouco para conseguir inativar a toxina, então é preciso agir rapidamente para salvar a vida do intoxicado.
Venha estudar mais sobre o botulismo
https://brainly.com.br/tarefa/15949694
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
Ed. Técnica,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás