A Torre de Babel Bíblica é referência à quais grandes monumentos babilônicos que eram utilizados como templos e observatório astronômico?
Soluções para a tarefa
Resposta: sim, esses monumentos eram os zigurates
Explicação:O zigurate é uma forma de templo, criada pelos sumérios e comum para os babilônios e assírios, pertinente à época do antigo vale da Mesopotâmia e construído na forma de pirâmides terraplanadas. O formato era o de vários andares construídos um sobre o outro, com o diferencial de cada andar possuir área menor que a plataforma inferior sobre a qual foi construído — as plataformas poderiam ser retangulares, ovais ou quadradas, e seu número variava de dois a sete.
O centro do zigurate era feito de tijolos queimados, muito mais resistentes, enquanto o exterior da construção mostrava adornos de tijolos cozidos ao Sol, mais fáceis de serem produzidos, porém menos resistentes. Os adornos normalmente eram envidraçados em cores diferentes, possivelmente contendo significação cosmológica. O acesso ao templo, situado no topo do zigurate, se fazia por uma série de rampas construídas no flanco da construção ou por uma rampa espiralada que se estendia desde a base até o cume do edifício. Os exemplos mais antigos de zigurates datam do final do terceiro milênio a.C., enquanto os mais recentes, do século VI a.C., e alguns dos exemplos mais notáveis dessas estruturas incluem as ruínas na cidade de Ur e de Corsabade na Mesopotâmia.
Alguns estudiosos modernos têm associado a Torre de Babel com estruturas conhecidas, nomeadamente o Etemenanki, um zigurate dedicado ao deus Marduque da Mesopotâmia por Nabopalasar, o rei de Babilônia por volta de 610 A.C. O Grande Zigurate da Babilônia tinha 91 metros de altura. Alexandre, o Grande ordenou a sua demolição por volta de 331 A.C., preparando uma reconstrução que não aconteceu devido à sua morte. Uma história Suméria com alguns elementos semelhantes é contada em Enmerkar e o Senhor de Aratta.
Espero ter ajudado.