A tomada de decisões é um desafio para os gestores, uma vez que nem sempre serão assertivos em suas ações. Além disso, “... vivemos num ambiente cada vez mais competitivo e que nos impõe rápidas tomadas de decisões. E como consiste a base dessas decisões? Ela advém, principalmente, da sensibilidade e inteligência emocional, [...] pois o processo decisório nada mais é do que a avaliação de uma situação com base no acúmulo de experiências. Em resumo: somos o que vivemos.”.
Com base nesse contexto, analise as seguintes afirmações.
I. Ser empreendedor em época contemporânea envolve tomadas de decisões que podem ser sem pressa, mesmo em situação de concorrência acirrada.
II. As decisões tomadas no ambiente dos negócios são de grande relevância para os resultados organizacionais, logo, os gestores serão sempre assertivos em suas decisões.
III. É possível afirmar, com considerável grau de coerência, que o processo decisório envolve duas etapas, quais sejam, avaliação da situação e utilização de conhecimento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Ser empreendedor é estar a par do mercado e conseguir organizar o empreendimento a partir de estratégias e bases. Baseado nessa ideia, apenas a terceira alternativa está correta (4).
A partir dessa análise, um empreendedor nos dias de hoje, deve estar a par das situações de concorrência, sabendo se antecipar para que seu negócio possa chegar ao público de forma efetiva.
Outro ponto que devemos notar na alternativa incorreta (II) é que as decisões nem sempre serão assertivas, já que todo negócio precisa de melhorias que devem ser colocadas em prática com objetivos e planejamento.
O cenário atual exige que o empreendedor seja cada vez mais observador em relação ao mercado, de forma que se possibilite uma melhor avaliação da situação, com base em seus conhecimentos prévios (Alternativa 4).
O empreendedorismo exige a criação de novas ideias, assim como a capacidade de lidar com novas situações.
O mercado atual busca empreendedores mais experientes, que possam utilizar seu próprio conhecimento, avaliando melhor os cenários, sabendo a hora correta de modificar produtos ou serviços, com base nos interesses dos clientes.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/25042003