A tipologia textual está associada à forma como o discurso se organiza a partir de suas características preponderantes, ou seja, a estrutura do texto. Quando estabelecemos tipologias claras e concisas torna-se mais fácil produzir e interpretar um texto, pois já é possível identificar a qual tipo um texto pertence.
Soluções para a tarefa
A alternativa Correta é a letra C.
A tipologia argumentativa é considerada como o tipo de texto que exerce como função principal o convencimento do leitor acerca de determinado tema, emitindo as opiniões com base em argumentos que podem ser científicos, comprovados ou não. Porém, que auxiliem e embasam o ponto de vista.
Drauzio Varella emite a sua opinião contra as publicidades existentes sobre o cigarro, comparando-as ao crack e a maconha e trazendo que o fumo é o mais grave problema de saúde pública do Brasil, como argumento. Logo, esta é uma tipologia argumentativa.
Complemento da questão:
Após a leitura do texto, marque a alternativa que apresenta a frase produzida a partir da tipologia argumentativa.
A) “Porque não quis pagar uma garrafa de cerveja, Pedro da Silva, pedreiro, de trinta anos, residente na rua Xavier, 25, Penha, matou ontem em Vigário Geral, o seu colega Joaquim de Oliveira.”
B) “Derreta uma colher de sopa de manteiga numa panela em fogo médio. Acrescente uma lata de leite condensado. De seguida, junte quatro colheres de sopa de chocolate em pó”.
C) “O fumo é o mais grave problema de saúde pública no Brasil. Assim como não admitimos que os comerciantes de maconha, crack ou heroína façam propaganda para os nossos filhos na TV, todas as formas de publicidade do cigarro deveriam ser proibidas terminantemente”. Fonte: VARELLA, Drauzio. In: Folha de S. Paulo, 20 de maio de 2000.
D) A sua irritação não solucionará problema algum. As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas. Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar. O seu mau humor não modifica a vida. [...]
E) “Ele já era quase um item obrigatório na bolsa das mães de crianças pequenas – que vivem com as mãos sujas, caem e se machucam o tempo todo. Desde abril, com a disseminação da gripe A no Brasil, o gel antisséptico está praticamente em todo lugar: na pia do banheiro, na porta de entrada das escolas, na mesa do escritório, nos toaletes dos shoppings e por aí vai.