"A terrível humilhação por que passam familiares de presos ao visitarem seus parentes encarcerados consiste na obrigação de ficarem nus, de agacharem diante de espelhos e mostrarem seus órgãos genitais para agentes públicos. A maioria que sofre esses procedimentos é de mães, esposas e filhos de presos. Até mesmo idosos, crianças e bebês são submetidos ao vexame. É princípio de direito penal que a pena não ultrapasse a pessoa do condenado". (DIAS, José Carlos. "O fim das revistas vexatórias". In: Folha de São Paulo. São Paulo: 25 de julho de 2014, 1o caderno, seção Tendências e Debates, p. A-3. ) Além da ideia de dignidade humana, por esse trecho, o inconformismo do autor, recentemente publicado na imprensa brasileira, sustenta-se mais diretamente também no postulado constitucional da:
Soluções para a tarefa
De acordo com o direito penal descrito, torna - se possível dizer que o princípio desse direito é que sua pena não ultrapasse a pessoa do condenado, portanto a alternativa C é a correta: Pessoalidade.
O que são os direitos penais ?
Os direitos penais podem ser compreendidos como um conjunto de leis que estão em vigor na constituição, com o intuito de assegurar os direitos e deveres penais existentes, seja na condenação ou nas ações sociais.
Desse modo, podemos dizer que o direito penal possui a tendência de garantir os deveres existentes na constituição sobre a organização penal existente no Brasil.
Abaixo, o restante da questão não descrita:
Alternativas
A) individualização.
B) fragmentariedade.
C) pessoalidade.
D) presunção de inocência.
E) legalidade.
Para saber mais sobre Direito penal, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/20790461
#SPJ4