Por séculos, o conhecimento produzido pela humanidade era restrito a uma parcela da elite que tinha acesso a meios e à literacia.
Com a invenção da imprensa, no início da modernidade, a divulgação dos saberes se intensificou.
No mundo globalizado, a produção e difusão do conhecimento atingiu um patamar nunca visto na história da humanidade.
Nesse cenário, os processos de documentação e divulgação científica ganham fôlego, qual das alternativas justifica isso?
Centralizarem no formato de livros a divulgação científica contemporânea.
Aprimoram a ciência ao difundir pesquisas e pôr à prova seus resultados diante da comunidade acadêmica.
Limitam o saber científico ao espaço acadêmico.
Terem os artigos científicos como alternativa ágil e objetiva de divulgação apenas de pesquisas empíricas.
Apresentarem formatos completamente livres de escrita.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A elite brasileira foi considerada uma das piores do mundo segundo o Elite Quality Report 2020, e isso atrapalha no desenvolvimento mais acelerado do país.
Desde o início da humanidade, as elites políticas têm sido conceituadas por diversos estudos. Em sua ‘’Teoria das Elites’’, o filósofo Gaetano Mosca estabeleceu preceitos do elitismo com foco em uma ‘’classe diligente’’. Ou seja, um grupo específico e restrito de pessoas a quem o poder estaria direcionado.
Mais tarde, com o avanço dos estudos, o conceito passou a ser enquadrado dentro do âmbito socioeconômico. Nesse sentido, o economista italiano Vilfredo Pareto foi um dos primeiros a atrelar a palavra ao sentido financeiro, relacionando a desigualdade natural ao surgimento dessas elites, que eventualmente poderiam se sobrepor aos demais.
Seja fazendo referência a oligarquias, seja direcionando a organizações burocráticas ou empresariais, o termo ‘’elite’’ foi tendo seu significado melhor analisado e adaptado. Atualmente, é comumente aplicado para se referir ao grupo social de maior poder aquisitivo e influência nas tomadas de decisões nas sociedades.
Explicação:
Resposta: Aprimoram a ciência ao difundir pesquisas e pôr à prova seus resultados diante da comunidade acadêmica.
Explicação: Corrigido