Geografia, perguntado por masterphanton443, 1 ano atrás

A Terra enfrenta hoje uma situação sem precedentes em sua história recente e, segundo muitos cientistas, alarmante. Tal situação, que pode ameaçar a sobrevivência futura de todos os seres vivos, inclusive a espécie humana, é o chamado aquecimento global. [...] Para entender o problema e auxiliar no desenvolvimento de estratégias eficazes para reduzir seus impactos, cientistas de todo o mundo empenham-se em identificar e quantificar os principais processos que influenciam o balanço dos gases de efeito estufa na atmosfera. A queima de combustíveis fósseis é a fonte mais conhecida de CO2, mas processos biológicos também afetam a concentração atmosférica desse e de outros gases de efeito estufa. São exemplos o consumo de gás carbônico pelas plantas, na fotossíntese, e a liberação desse gás e do metano por comunidades biológicas durante o metabolismo e a decomposição de material orgânico, que, em lagos profundos e áreas alagadas, é uma das maiores fontes de metano [...]. [...] O represamento dos rios, para gerar energia elétrica, aumentou muito as áreas alagadas no mundo. Em geral, os reservatórios das hidrelétricas alagam várias áreas com vegetação terrestre. [...] Hoje, a maioria dos novos reservatórios surgem em regiões tropicais, onde ainda é grande o potencial hidrelétrico subexplorado. (AS HIDRELÉTRICAS e o aquecimento..., 2008, p. 21-22). Sobre os aspectos relacionados à criação e ao funcionamento de hidrelétricas e suas relações com o aquecimento global, é correto afirmar: (01) Áreas alagadas que acumulam matéria orgânica vegetal constituem ambientes favoráveis à proliferação de arqueobactérias. (02) O grau de acidez do meio aquático independe da presença de metano nas regiões alagadas. (04) Medidas de proteção à biosfera incluem reduzir o efeito estufa a níveis próximos de zero, condição necessária para a continuidade da vida. (08) O metano produzido pela decomposição de vegetais é menos nocivo ao meio ambiente do que o emanado no interior de minas de carvão mineral, devido à origem orgânica. (16) A pressão nas bolhas de metano e nas de gás carbônico nos reservatórios das hidrelétricas diminui à medida que as bolhas são liberadas na saída das turbinas. (32) A produção de energia elétrica com a queima do metano no gerador de uma usina termoelétrica ocorre com a presença dos campos elétricos.

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunoAMS
2
(01) Áreas alagadas que acumulam matéria orgânica vegetal constituem ambientes favoráveis à proliferação de arqueobactérias. Correto: As arqueobactérias vivem em regiões alagadas ou no tubo digestivo de insetos.

(02) O grau de acidez do meio aquático independe da presença de metano nas regiões alagadas. Correto: Apesar de também ser produzido pela vegetação em áreas alagadas, o metano é uma molécula de
 pouca solubilidade na água.

 (04) Medidas de proteção à biosfera incluem reduzir o efeito estufa a níveis próximos de zero, condição necessária para a continuidade da vida. Incorreto: O efeito estufa desempenha um papel importante na atmosfera, portanto seus níveis não devem ser reduzidos até quase zero.

(08) O metano produzido pela decomposição de vegetais é menos nocivo ao meio ambiente do que o emanado no interior de minas de carvão mineral, devido à origem orgânica. Incorreto: Não há diferença no metano devido aos meios de produção, ele continua tendo o mesmo impacto na natureza.

(16) A pressão nas bolhas de metano e nas de gás carbônico nos reservatórios das hidrelétricas diminui à medida que as bolhas são liberadas na saída das turbinas. Correto: As bolhas de metano e gás carbônico, situadas em reservatórios muito profundos, ficam presas no fundo da barragem devido a pressão da coluna d'água. Quando a usina puxa a água para as turbinas, essa bolha consegue ser liberada.

(32) A produção de energia elétrica com a queima do metano no gerador de uma usina termoelétrica ocorre com a presença dos campos elétricos. Incorreto: 
Em uma termoelétrica o biogás é direcionado para ser queimado em um aparelho chamado flare,transformando o metano em dióxido de carbono (CO2), menos poluente para a atmosfera.
Perguntas interessantes