A teoria organizacional estuda as forças que atuam nas organizações num ambiente geral global, bem como no ambiente de tarefa, que é o ambiente mais próximo e imediato em que uma organização pode ser afetada. Nela que se aplica a capacidade dos administradores em obter recursos e os colocar ao dispor da produção da empresa. Assim, essas decisões são afetadas pelas forças do ambiente que possuem impacto significativo na tomada de decisões no curto prazo. O planejamento e a execução das atividades deve sempre levar em conta e se utilizar destas forças de modo a poder obter os resultados desejados de forma mais consistente.
Quais são as forças no ambiente de tarefa que podem afetar a empresa? Cite e comente brevemente cada uma delas e descreva sua importância perante a atuação da empresa no mercado, bem como os desafios que cada um representa para os administradores. Use de duas a quatro linhas para cada uma delas, considerando pelo menos quatro forças.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
As forças no ambiente de tarefa resultam das ações de (1) fornecedores, (2) distribuidores, (3) clientes e (4) concorrentes, tanto no mercado doméstico como no mercado externo.
1) Fornecedores são os indivíduos e as empresas que fornecem a uma organização os insumos (como matérias-primas, componentes ou mão de obra) necessários para a produção de bens e serviços. Um aspecto importante do papel do administrador é assegurar a oferta confiável de insumos. Mudanças na natureza, no número ou tipo de fornecedores resultam em forças que produzem oportunidades e ameaças, às quais os administradores precisam reagir, caso suas organizações queiram prosperar e tornarem-se mais competitivas. Surge uma grande ameaça quando um dado fornecedor encontra-se em uma posição tão vantajosa na negociação que pode elevar os preços dos insumos que fornece a determinada organização. A posição do fornecedor em uma negociação é particularmente vantajosa quando: (1) o fornecedor é a única fonte de um insumo e (2) este insumo é vital para a organização. O contrário também ocorre, quando a organização dispõe de mais de um fornecedor para determinados produtos (ou serviços), podendo assim barganhar melhores preços e condições de pagamento, além de melhor qualidade nos insumos.
2) Distribuidores são organizações que ajudam outras organizações a venderem seus bens ou serviços aos clientes. A constante mudança das características dos distribuidores e dos métodos de distribuição pode gerar oportunidades e ameaças para as organizações. Se os distribuidores forem tão grandes e poderosos a ponto de controlar o acesso dos clientes aos bens e serviços de determinada organização, eles poderão representar uma ameaça caso exijam que ela reduza os preços de seus bens e serviços. Da mesma maneira, se existem mais opções para distribuição, as empresas podem obter vantagens desta concorrência.
3) Clientes são os indivíduos e empresas que compram os bens e serviços que uma organização produz. Mudanças na quantidade e no tipo de clientes ou nas preferências e necessidades dos clientes se transformam em oportunidades e ameaças. O sucesso de uma organização depende de sua resposta aos clientes, por isso, é importante conhecê-los para saber das suas necessidades e preferências para poder ampliar o mercado consumidor.
4)Concorrentes são as organizações que produzem bens e serviços similares aos de determinada organização, ou seja, competem entre si pelos mesmos clientes. A rivalidade entre os concorrentes é potencialmente a força mais ameaçadora com a qual os administradores têm que lidar. Um grande nível de rivalidade normalmente resulta em concorrência de preços, e preços menores reduzem o acesso a recursos e significam lucros menores. Pelo fato de a concorrência reduzir preços e lucros, as empresas antiéticas muitas vezes tentam encontrar maneiras de juntarem-se em conluio com concorrentes para manter os preços elevados. Embora a grande rivalidade entre concorrentes existentes seja uma ameaça importante à lucratividade, o mesmo acontece com a possibilidade de novos concorrentes entrarem no ambiente de tarefa. Concorrentes potenciais são organizações que, em dado momento, não fazem parte de um ambiente de tarefa, mas que poderiam fazer, caso optassem por isso.
Explicação:
São forças do ambiente de tarefa que podem afetar o desempenho da empresa:
- Clientes - são consumidores contínuos de produtos e/ou serviços e, por isso, são importantes para a manutenção da econômica;
- Fornecedores - são parceiros fundamentais para a entrega de matérias-primas e/ou produtos para revenda;
- Concorrentes - podem lutar para conseguir os clientes de uma empresa do mesmo seguimento;
- Reguladores - representam as entidades do Estado que possuem poder para fiscalizar e controlas as atividades econômicas das empresas.
O que é ambiente de tarefas?
O ambiente de tarefas faz referência a um ambiente imediato onde a empresa precisa produzir e vender os seus produtos e/ou serviços.
Aprenda mais sobre o tema ambiente de tarefa em:
https://brainly.com.br/tarefa/36737658
Siga firme na direção dos seus sonhos!
#SPJ2