A teoria Histórico-cultural ou sócio histórica foi cunhada em um momento histórico de intensas transformações sociais e econômicas. Seu principal teórico, Vigotsky trouxe para a sua teoria a experiencia vivida na revolução russa e a influencia do materialismo histórico consolidado por Marx. A partir dos princípios básicos da teoria abordada, analise as afirmativas a seguir e considere com V as verdadeiras e com F as falsas.
I – A influência marxista pode ser percebida na importância que Vigotsky dá ao contexto cultural, principalmente ao papel do trabalho no desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
II – O homem é visto como elemento passivo no seu processo de humanização pelo meio da apropriação dos conhecimentos desenvolvidos ao longo da história humana.
III – A educação formal é valorizada pelo autor, por entender que a aprendizagem dos conteúdos científicos sistematizados promove o desenvolvimento das funções psíquicas superiores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Coloquei letra C , VFV alguém discorda?
Explicação:
Resposta:
VFV Na minha opinião
Explicação:
(VERDADEIRA)
A modificação da natureza pela ação humana está relacionada ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores, que são funções psíquicas geneticamente mais complexas e mais abrangentes que aquelas biológicas. As funções psicológicas superiores são de origem social, isto é, relações sociais interiorizadas que serão a base para o desenvolvimento da personalidade do indivíduo (Vygotski, 1995).
(FALSA)
De acordo com Vygotsky (2001, p. 70), “Na educação [...] não existe nada de passivo, de inativo.
Até as coisas mortas, quando se incorporam ao círculo da educação, quando se lhes atribui
papel educativo, adquirem caráter ativo e se tornam participantes ativos desse processo”.
(VERDADEIRA)
Desta forma, a educação revela-se fundamental para o processo de desenvolvimento e aquisição das características históricas do homem. As funções psicológicas superiores1, por serem culturais, desenvolvem-se principalmente pelo ensino formal, sistematizado nos conteúdos escolares.