A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda’ é um livro de autoria do economista britânico John Maynard Keynes (1883-1946), publicado pela primeira vez em fevereiro de 1936.
Sobre o pensamento econômico de Keynes, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) ‘A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda’ é considerada uma das mais importantes obras de literatura econômica, tendo lançado as bases conceituais das mais severas contestações à chamada ‘macroeconomia’.
( ) ‘A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda’ desafiou os conceitos tradicionais da Economia clássica, como o da visão a longo prazo dos ciclos econômicos, o valor da política monetária e política fiscal.
( ) Keynes disse que quando as empresas não querem investir e os consumidores não querem gastar, o governo deve quebrar o perigoso ciclo através do reforço da sua própria despesa ou cortar impostos; ou seja, irá colocar mais dinheiro no bolso das pessoas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a alternativa V-V-F.
A terceira afirmativa está errada pois Keynes relata que quando os indivíduos não desejam consumir deve-se procurar saber qual o foco deles e criar meios para tentar incitar eles a consumirem, o que irá trazer um movimento para a economia.
De acordo com Keynes o governo deve tomar qualquer atitude necessario num momento de uma grande crise, como foi o da queda da bolsa e isso pode ser encontrado no Livro III.
Por fim a obra "A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda" está dividida em seis livros com 24 capítulos, sendo eles: Livro I: Introdução; Livro II: Definições e Ideias; Livro III: A Propensão ao Consumo; Livro IV: A Indução ao Investimento; Livro V: Salários Nominais e Preços; Livro VI: Breves Notas Sugeridas pela Teoria Geral.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!