A teoria evolucionista de Lamarck tinha duas teses principais: a Lei do uso e desuso e a Lei das características adquiridas. Em 1859, Charles Darwin com A origem das espécies, traz uma nova ideia de que as mudanças genéticas e a seleção natural é que fazem a evolução. Assim, podemos afirmar que a ideia posterior de evolucionismo social é:
Escolha uma:
a. Teoria associada ao darwinismo que afirma que no princípio éramos todos diferentes, mas que aos poucos com a evolução da espécie fomos nos unificando.
b. Teoria que defende a ideia de que a evolução do homem como uma melhoria, e que está ligada diretamente a concepção divina individual de cada um.
c. Teoria associada a concepção de Lamarck que o uso e desuso, bem como as características transmitidas hereditariamente são condições para a evolução da espécie humana.
d. Teoria que defende a ideia de evolução do homem como um processo de melhoria, onde a sociedade parte de um estado primitivo e torna-se pouco a pouco mais civilizada (associada à cultura europeia do século XIX).