A Teoria da comunicação pode ser considerada como “estudos acadêmicos que pesquisam os efeitos, origens e funcionamento do fenômeno da Comunicação Social em seus aspectos tecnológicos, sociais, econômicos, políticos e cognitivos". Mas sua origem segundo Martino (2001), surge a partir do século XVIII. Tendo em vista suas leituras acerca do tema, pode-se afirmar que:
a) as sociedades começaram a ficar complexas com a industrialização, as crises políticas, o surgimento do jornal, as máquinas a vapor e a necessidade pela comunicação e que sai do pano de fundo das relações entre os homens e começa a se tornar uma necessidade. O ponto essencial para poder estudar a comunicação foi o distanciamento. A partir disso, os meios de comunicação tornaram-se essenciais no dia-a-dia do cidadão comum, não bastava mais as interações cotidianas era preciso expandir as informações pela própria necessidade de buscar novas técnicas e novos mercados.
b) as sociedades começaram a ficar complexas com a luta pela liberdade de imprensa, as crises políticas, o surgimento do jornal, as máquinas a vapor e a necessidade pela comunicação, que sai do pano de fundo das relações entre os homens e começa a se tornar uma necessidade. O ponto essencial para poder estudar a comunicação foi o distanciamento. A partir disso, os meios de comunicação tornaram-se essenciais no dia-a-dia do cidadão comum, não bastava mais as interações cotidianas era preciso expandir as informações pela própria necessidade de buscar novas técnicas e novos mercados.
c) as sociedades começaram a ficar complexas com a industrialização, as crises políticas, o surgimento do telégrafo de tochas, as máquinas a vapor e a necessidade pela comunicação, que sai do pano de fundo das relações entre os homens e começa a se tornar uma necessidade. O ponto essencial para poder estudar a comunicação foi o distanciamento. A partir disso, os meios de comunicação tornaram-se essenciais no dia-a-dia do cidadão comum, não bastava mais as interações cotidianas era preciso expandir as informações pela própria necessidade de buscar novas técnicas e novos mercados.
d) as sociedades começaram a ficar complexas com a revolução francesa, as crises políticas, o surgimento do jornal, as máquinas a vapor e a necessidade pela comunicação, que sai do pano de fundo das relações entre os homens e começa a se tornar uma necessidade. O ponto essencial para poder estudar a comunicação foi o distanciamento. A partir disso, os meios de comunicação tornaram-se essenciais no dia-a-dia do cidadão comum, não bastava mais as interações cotidianas era preciso expandir as informações pela própria necessidade de buscar novas técnicas e novos mercados.
e) as sociedades começaram a ficar complexas com a industrialização, as crises políticas, o surgimento do jornal, as máquinas a vapor e a necessidade pela comunicação, que sai do pano de fundo das relações entre os homens e começa a se tornar uma necessidade. O ponto essencial para poder estudar a comunicação foi a crise politica da época. A partir disso, os meios de comunicação tornaram-se essenciais no dia-a-dia do cidadão comum, não bastava mais as interações cotidianas era preciso expandir as informações pela própria necessidade de buscar novas técnicas e novos mercados.
Soluções para a tarefa
Bom dia,
Para responder essa pergunta, temos que analisar alguns pontos específicos do enunciado. Note que o enunciado fala a cerca da Comunicação Social em seus aspectos tecnológicos e a relaciona com o período histórico do século XVIII. Logo podemos pensar que neste século, a grande inovação que representou um marco para a comunicação foi o uso do Telégrafo, como meio de comunicação. Esse objeto surge, com a finalidade de ser utilizado pelos governos para se comunicar a longas distancias, visando a comunicação durante guerras e também a conquista de novas alianças e mercados. Logo mais, o mesmo foi difundido entre a população.
Sendo assim a resposta que mais se adequa a essa época da Comunicação Social está na letra C., pois ela fala do telégrafo e do fato de encurtar distancias.
Gabarito da questão: LETRA C
Resposta:
resposta A
Explicação:
Sim, as sociedades começaram a ficar complexas com a industrialização, as crises políticas, o surgimento do jornal, as máquinas a vapor e a necessidade pela comunicação, que sai do pano de fundo das relações entre os homens e começa a se tornar uma necessidade.