A tensão entre a medicina individual e a medicina coletiva, desde os primórdios do pensamento ocidental na Grécia Antiga, refletia um antagonismo ancestral entre as duas filhas do deus Ausclépios: Panaceia e Higeia. Sendo assim, responda. Qual das irmãs era adorada por aqueles que consideravam a saúde como resultante da harmonia dos homens e dos ambientes, ou seja, que a saúde é coletiva: *
Soluções para a tarefa
Na Grécia Antiga, das filhas do deus Asclépios, a irmã adorada por aqueles que consideravam a saúde como resultante da harmonia dos homens e dos ambientes é:
. Higeia
Nos primórdios do pensamento Ocidental, na Grécia Antiga, começa uma reflexão sobre a práxis na saúde com o mito das irmãs Panaceia e Higeia, filhas do deus Asclépios.
Panacéia era a padroeira da medicina curativa, prática terapêutica baseada em intervenções sobre indivíduos doentes, através de manobras físicas, encantamentos, preces e uso de medicamento.
Sua irmã, Higeia, era excepcionalmente adorada por aqueles que consideram a saúde como resultante da harmonia dos homens e dos ambientes e buscavam promovê-la por meio de ações preventivas, mantenedoras do perfeito equilíbrio entre os elementos fundamentais terra, fogo, ar e água.
Da sobrevivência dessas crenças e práticas, através dos tempos, derivam os conceitos de higiene e higiênico, sempre no sentido de promoção da saúde, principalmente no âmbito coletivo.
Bons estudos!