Química, perguntado por florCarla30, 1 ano atrás

A temperatura de um certo gás esta acima do seu ponto de condensação. Quando 2,0L do gás são comprimidos para um volume de 1,0L, à temperatura constante, sua pressão aumenta apenas 1,6 vezes o valor inicial. Surgira uma razão para esse desvio aparentemente grande da lei de Boyle.

por favor me ajudem cm essa questão , e me digam CMO fazer


florCarla30: socorroooo
florCarla30: rsrs,,,,

Soluções para a tarefa

Respondido por VestraV
1
O fato aqui é que a pressão é inversamente proporcional ao volume,podemos ver isso na Lei de Boyle:

pi.vi = pf.vf \\ pi.2 = (pf+ 1.6pf).1 \\ 2pi = 2.6pf.1 \\ 2pi = 2.6pf \\ pf =  \frac{2pi}{2.6}  \\  \\( 2 \times pi)  > pf < pi
Ou seja,como o volume diminui a pressão aumenta,isso sem variação de temperatura,pois se a temperatura abaixar a pressão abaixa,todavia como foi mostrado no cálculo,esse aumento de pressão não chega à ser o dobro da pressão Inicial,mas ele existe.

Espero ter ajudado.

VestraV: Esse é uma demonstração de como podemos medir o aumento ou a diminuição da pressão sem saber muito bem a quantidade da mesma,observe que no final do cálculo quando se divide 2 por 2,6 vai dar em um número menor que 1,ou seja,esse número vezes o valor da pressão Inicial seja ela qual for,será nosso resultado.
florCarla30: ata bom
florCarla30: ata bom entendir
VestraV: Nossa pressão final não chega à ser o dobro da pressão inicial,mas ela é maior,isso foi apenas uma demonstração para mostrar que quando uma temperatura é constante volume e pressão são inversos,e isso é fácil de notar na nosaa vida.Se pegar uma seringa e tampar sua saída de ar vai var que quanto mais pressiona,mais difícil fica para mover o embolo,pois a pressão aumenta.
florCarla30: ata bom entendir
florCarla30: ata bom entendir
florCarla30: mt obrigada
florCarla30: mt obrigada
VestraV: Por nada,faço o possível✌
florCarla30: net ficou ruim e enviou um monte da mesma msg rsrs
Perguntas interessantes