A temática da leitura perpassa várias obras de Paulo Freire, discutindo sua concepção e sua importância, a partir de suas experiências nesse campo, sobretudo em vinculação com propostas de alfabetização de adultos. Já na sua obra clássica e inaugural Pedagogia do oprimido, escrita no exílio, no Chile, em 1967 e publicada em português, em 1970, é dedicada atenção especial à leitura no processo de alfabetização, no seu prefácio escrito por Ernani Maria Fiori (1987, p. 20), em que este afirma: "aprender a ler é aprender a dizer a sua palavra", além de trazer ampla abordagem sobre a investigação dos temas geradores, sua concepção e sua metodologia.
A obra A importância do ato de ler: em três artigos que se completam (1982) pode ser considerada, no entanto, o texto-base em que Freire expõe suas ideias centrais a respeito da leitura.
A informação "escrita no exílio" intercalada por vírgulas:
1-pretende politizar a obra do escritor, que a princípio não guarda nenhuma relação com a política.
2-é totalmente dispensável à compreensão do contexto de produção da obra Pedagogia do Oprimido.
3-permite a compreensão apenas de que Paulo Freire esteve exilado no Chile enquanto escreveu a obra, dispensando o trabalho de inferência do leitor.
4-refere-se ao período da ditadura militar no Brasil, a partir da qual se infere que Paulo Freire não era bem quisto pelo governo da época.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a 3: permite a compreensão apenas de que Paulo Freire esteve exilado no Chile enquanto escreveu a obra, dispensando o trabalho de inferência do leitor.
Paulo Freire é considerado o patrono da Educação brasileira, sendo que Pedagogia do Oprimido é uma obra reconhecida no mundo todo.
Paulo Freire teve que se exilar no Chile durante o período da ditadura militar, pois suas ideias não eram bem vistas por parte do governo.
Para Freire, a educação deveria ser de mão dupla, não somente uma via, como era no ensino tradicional. Mas que professor e aluno interagissem e construíssem o conhecimento.
O oprimido passa a ser protagonista do seu conhecimento.
Bons estudos!
Resposta:
4- refere-se ao período da ditadura militar no Brasil, a partir da qual se infere que Paulo Freire não era bem quisto pelo governo da época.
Explicação:
Já fiz e está de acordo com o gabarito.