A tecnologia do DNA recombinante foi um avanço considerável do mapeamento gênico humano, pois:
I - Por meio de sondas de cDNA, ou seja, DNA complementar a um RNA mensageiro conhecido, podemos identificar a presença de um grande número de genes.
II - Existem enzimas conhecidas como nucleases de restrição, capazes de cortar o DNA em pontos específicos, que possibilitam criar moléculas de DNA recombinante que são moléculas de DNA contendo sequências de organismos diferentes.
III - A utilização destas enzimas permite identificar mutações que alteram os pontos de corte, ou seja, sítios que foram denominados polimorfismos de comprimento de fragmentos de restrição (RFLPs), são conhecidos como marcadores genéticos.
IV - Estes marcadores podem identificar a presença de um gene, mesmo que não tenha sido isolado ou mapeado.
V - Esta tecnologia é importante para o diagnóstico pré-natal e pré-clínico de vários distúrbios genéticos, tais como as talassemias, hemoglobinopatias, distrofias musculares e outras.
De acordo com o contexto quais as afirmativas estão corretas?
Escolha uma:
a. II e III apenas.
b. I, II, III e IV.
c. I, II, III, IV e V.
d. II, III e IV.
e. I e II apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
75
todas estão corretas .resposta :C
naralima94ov1nf5:
tá errada!
Respondido por
24
c. I, II, III, IV e V.
Através de sondas de cDNA, que consistem em DNA complementar a RNA mensageiro conhecido, é possível realizar a identificação da existência de diversa variedade de genes.
O DNA pode ser cortado em pontos específicos por enzinas denominadas de nucleases de restrição. Essas enzimas permitem a criação de moléculas de DNA recombinantes.
As enzimas de nucleases de restrição permitem a identificação de mutações que podem resultar em alterações dos pontos de corte.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás