Qual é a diferença da polis para platao e para aristoteles
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Da mesma forma que seu mestre Platão, Aristóteles também escreveu sobre a melhor forma de governo da Pólis grega e qual seria a constituição que melhor garantiria aos seus cidadãos a tranquilidade para se buscar a felicidade. Se na República de Platão tínhamos que passar por cima das afirmações em defesa da eugenia, na Política de Aristóteles precisamos ignorar a defesa que ele faz do aborto e da inferioridade da mulher e do escravo. Todos os filósofos desde então possuíram algum tipo de crença errônea ou inaceitável para nós, da mesma forma que nós um dia seremos julgados por nossos descendentes por muitas barbaridades que acontecem em nosso tempo mas poucos percebem.
Aristóteles já joga por terra toda a afirmação e defesa de Rousseau a respeito do homem em estado de natureza. O filósofo grego define o homem como um animal político ( ZOON POLITIKON), e não admite uma forma de vida que não esteja associada à vida em sociedade, porque o homem em estado de natureza e isolado só pode ser um deus ou um animal. Depois dessa advertência, Aristóteles também rejeita a tese liberal de que o indivíduo é mais importante do que a família ou a sociedade. A cidade vem antes do indivíduo porque o homem tem uma tendência natural a se associar a outros homens e o todo é mais importante do que a parte. Outro pensamento de Aristóteles que é impossível de ser reconciliado com o liberalismo econômico é a sua definição da ciência econômica não como a arte de multiplicar bens ao infinito, pois o que se deve querer é viver bem e não simplesmente viver, e deve haver um limite para a acumulação de bens e dinheiro.
Aristóteles já joga por terra toda a afirmação e defesa de Rousseau a respeito do homem em estado de natureza. O filósofo grego define o homem como um animal político ( ZOON POLITIKON), e não admite uma forma de vida que não esteja associada à vida em sociedade, porque o homem em estado de natureza e isolado só pode ser um deus ou um animal. Depois dessa advertência, Aristóteles também rejeita a tese liberal de que o indivíduo é mais importante do que a família ou a sociedade. A cidade vem antes do indivíduo porque o homem tem uma tendência natural a se associar a outros homens e o todo é mais importante do que a parte. Outro pensamento de Aristóteles que é impossível de ser reconciliado com o liberalismo econômico é a sua definição da ciência econômica não como a arte de multiplicar bens ao infinito, pois o que se deve querer é viver bem e não simplesmente viver, e deve haver um limite para a acumulação de bens e dinheiro.
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