A tecnologia da informação (TI) pode ser integrada a sistemas como o just in time (JIT) e just in sequence (JUS)? Justifique sua resposta explicando a funcionalidade e objetivos dos métodos e ferramentas.
Soluções para a tarefa
Olá.
Primeiro, convém conceituar “just in time” e “just in sequence”.
Just in time, ou “apenas no momento”, é um Sistema de produção que demarca que tudo tem de ser produzido, transportado e comprado em um tempo exato. O foco principal desse sistema é ter maior controle das vendas, evitando perdas.
Just in sequence, ou “apenas em sequência”, é um modelo de gestão que demarca que o abastecimento de componentes, em linhas de montagens, deve ser feitas em tempos e quantidade necessárias, na sequência do modelo de montagem feito.
A área de TI não só pode, como é empregada em ambos tipos os casos supracitados. Por meio de algoritmos em softwares, é possível automatizar diversas funções.
Um exemplo é um banco de dados com detalhes de todos os produtos de uma determinada empresa. Por meio desse banco de dados, é possível gerar estatísticas da quantidade de vendas, quando vende mais ou menos, validade dos produtos e etc. Esse exemplo já mostra a capacidade de uma máquina fazer um serviço de maneira mais eficaz.
Outro exemplo é ter um software que acompanha uma produção na linha de montagem. Um software poderia ser desenvolvido para revelar quando há problemas com máquinas - quando uma para de funcionar; revelar quando deve colocar mais matéria-prima em máquinas ou à funcionários e etc.
Esses breves exemplos já demonstram a possibilidade de integração (que já acontece).
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos