A técnica de ordenação MergeSort utiliza um conceito conhecido por dividir para conquistar. Esse conceito sugere que um problema complexo possa ser dividido em dois problemas menores e cada um desses sejam divididos novamente em partes menores ainda, até que se encontre uma parte pequena e simples suficiente para que seja resolvido. PEREIRA, Rogério de Leon. Estruturas de Dados II. Maringá: Unicesumar, 2018. (Adaptado). Leia as afirmativas a seguir sobre as características da técnica MergeSort I - O algoritmo utiliza a recursividade para percorrer o vetor procurando pelos valores. II - No processamento, o vetor é dividido em três partes iguais, de modo a encurtar a procura. III - O MergeSort apresenta uma abordagem mais simples do que o BubbleSort e o SelectionSort. IV - O MergeSort pode consumir uma quantidade considerável de memória ao ordenar grandes quantidades de dados. É correto o que se afirmar em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
I e IV, apenas.
Explicação:
O algoritmo Mergesort faz isso de forma recursiva. Assim que o vetor é dividido, cada uma das metades é passada como parâmetro a uma nova chamada da função Mergesort. Essa recursividade desce até o ponto em que o vetor tem apenas um único valor. Nesse momento, inicia-se o retorno da recursividade, e os vetores unitários são comparados e unidos já ordenados.
Essa abordagem é bem mais complexa do que as duas anteriores, porém o seu esforço computacional é reduzido. Para cada divisão, porém, faz-se necessária a criação de um novo vetor na memória e, no caso de ordenação de arquivos muito grandes, a utilização de memória pode ser excessiva.
P. 91 do livro. PEREIRA, Rogério de Leon. Estruturas de Dados II. Maringá: Unicesumar, 2018. (Adaptado).