A taxa de juros Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é uma das principais taxas de remuneração dos Títulos Públicos Federais, sendo considerada como uma taxa de retorno de ativo livre de risco. Em determinado momento a taxa Selic caiu para cerca de 7% ao ano. Como reflexo dessa queda da taxa, os bancos praticam juros anuais da ordem de 10% para financiamento de longo prazo. O desempenho da B3 (Bolsa de Valores) não tem apresentado um bom retorno nos últimos cinco anos, com média de rentabilidade próxima dos 14% anuais. Nesse contexto, o custo de capital das empresas brasileiras tem diminuído, uma vez que o modelo do custo médio ponderado de capital (CPMC) é calculado a partir desses mesmos parâmetros, especialmente na definição do custo de capital próprio pelo método CAPM (Capital Asset Pricing Model). Além disso, a redução nas taxas dos bancos diminuem o custo de capital de terceiros.
Adaptado ENADE, 2012.
Se uma empresa é optante do regime de tributação Simples Nacional, atua em um ramo de atividade cujo beta é igual a 1,2 e o retorno esperado do mercado é 14% ao ano, ao se analisá-la na perspectiva do contexto descrito anteriormente, seus custos de capital próprio e de terceiros anuais são, respectivamente, de:
Alternativas
Alternativa 1:
14% e 7%.
Alternativa 2:
7% e 14%.
Alternativa 3:
15,4% e 7%.
Alternativa 4:
10% e 15,4%.
Alternativa 5:
15,4% e 10%.
Soluções para a tarefa
A partir dos dados apresentados, é possível concluir que os custos de capital próprio da empresa são de 15,4%, enquanto os de terceiros anuais são de 10%, portanto a alternativa correta é a letra E.
A partir da seguinte fórmula podemos obter o custo de capital próprio:
Compreendendo a fórmula:
Nos cálculos, KE representa o custo de capital próprio e é utilizado na economia, por exemplo, para avaliar se é prudente investir em uma determinada empresa e entender melhor seu desenvolvimento, processo conhecido como valuation.
Avançando, vemos que RF é referente ao retorno livre de riscos, ou seja: quão rentável pode ser esse investimento com a menor taxa de risco possível, e por isso aparece em destaque na fórmula. Com o referencial da taxa de juros Selic, temos que
Dentro dos colchetes pretendemos utilizar os conhecimentos de como o mercado financeiro está se comportando, onde B indica a sensibilidade do mercado. Nesse caso,
Por fim, entre parênteses RM - RF indica que o retorno está condicionado ao comportamento do mercado ativo, logo
Portanto:
KE = RF+ [B*(RM-RF)]
KE= 0,07 + [ 1,2*(0,14-0,07)]
KE= 0,07 + [ 1,2*(0,07)]
KE= 0,07 + [ 0,084]
KE = 0,154
Nessa etapa, multiplicamos o resultado por 100 para obter a porcentagem final:
KE = 0,154*100
KE = 15,4%
Aprenda mais sobre o mercado financeiro: https://brainly.com.br/tarefa/44859830?referrer=searchResults
#SPJ1