A Tabela 1 apresenta o PIB trimestral brasileiro por setor de atividade, relativo ao período 2º trimestre 2015 - 2º trimestre 2018; a Tabela 2 apresenta a contribuição do setor industrial para a formação do PIB no mesmo período; a Figura 1 descreve a trajetória da participação da Indústria de Transformação no PIB.
Tabela 1 - PIB desagregado em valores correntes (Milhões de Reais)
Tabela 2 PIB Industrial desagregado por subsetores. Valores correntes (Milhões de Reais)
Com base nas informações apresentadas, faça o que se pede nos itens a seguir.
Analise a participação do setor industrial total na formação do PIB brasileiro no período 2015 - 2018. (Valor: 70% da pontuação)
Aponte duas prováveis consequências para o cenário macroeconômico brasileiro, se persistir, nos próximos 10 anos, a tendência da participação da indústria de transformação observada a partir de 1985. (Valor: 30% da pontuação)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alguém conseguiu resolver essa questão?
Explicação:
Analise a participação do setor industrial total na formação do PIB brasileiro no período 2015 - 2018. (Valor: 70% da pontuação)
PIB – Indústria 2015
De acordo com o IBGE, a queda regristada na indústria – frente ao primeiro trimestre foi puxada principalmente pelo desempenho negativo da construção civil, que recuou 8.4%. Na sequência, a aparece a indústria de transformação, que também sofreu forte queda de 3,7.
PIB - Indústria 2016
Já a indústria, ao contrário da leve recuperação que mostrou do primeiro trimestre para o segundo, sofreu uma queda de 3%, puxada pela indústria de transformação, que produz máquinas e equipamentos, teve uma redução de 5,4%. Dentro do setor fabril, a construção também caiu 2,2% e segmento extrativo mineral recuou 4,9%.
PIB – Indústria 2017
Indústria recua puxada por construção. Depois de avançar no primeiro trimestre, a indústria voltou a recuar. O setor se retraiu em 0,5% frente ao primeiro trimestre. Quem puxou o resultado para baixo foi a construção civil, que recuou 2,0%.
PIB – Indústria 2018
PIB varia 0,2% no 2º trimestre em relação ao 1º trimestre de 2018. Dentre as atividades econômicas que contribuíram para o resultado de 0,2% no segundo trimestre de 2018, Serviços variaram 0,3%, enquanto a Agropecuária ficou estável (0,0%) e a Indústria caiu 0,6%. Na indústria, as atividades de Eletricidade e Gás, Água, Esgoto, Atividades de Gestão de Resíduos e Indústrias Extrativas cresceram, respectivamente, 0,7% e 0,4%. Já as Indústrias de Transformação e Construção recuaram ambas, 0,8%.