A sustentabilidade vem ganhando cada vez mais importância em nossas vidas de acordo com o despertar da Consciência Social e Ambiental de cada um. Com a consciência de que é necessário conciliar progresso com Conservação Ambiental e ações sociais, o governo vem incentivando empresas e indústrias a adotar práticas sustentáveis. Sobre os diferentes sistemas produtivos das empresas, leia atentamente as afirmações seguintes e assinale a alternativa correta.
I ? O Sistema Pró Ativo é aquele em que os resíduos gerados serão manejados somente depois de produzidos e as ações são voltadas somente para as áreas geradoras.
II ? No sistema Reativo ou processo ?end-of-pipe?, existe maior preocupação ambiental, buscando prevenir a geração de resíduos e, consequente, poluição.
III ? No Sistema Reativo não há preocupações ou ações voltadas para a redução da geração dos resíduos, pois as motivações para o tratamento dos resíduos são impostas pela legislação.
IV ? O objetivo do sistema Pró Ativo é reduzir ou eliminar os rejeitos na fonte, antes que eles sejam produzidos e lançados.
Soluções para a tarefa
Pg 144, 145....
Resposta:
CORRETA a Alternativa 3: III e IV, apenas.
Explicação:
I. FALSO, vide p. 144 do livro. “1. Sistema Reativo ou Processo “end-of-pipe”E aquele em que os residuos gerados serao manejados somente depois de produzidos e as acoes sao voltadas somente para as areas geradoras.”
II. FALSO, vide p. 145 do livro. “2. Sistema Pro-ativo. Nesse tipo de sistema produtivo existe maior preocupacao ambiental, buscando prevenir a geracao de residuos e, consequente, poluicao”
III. VERDADEIRO, vide p. 144 do livro. “1. Sistema Reativo ou Processo “end-of-pipe”. Nao ha preocupações ou acoes voltadas para a reducao da geracao dos residuos. As motivacoes do tratamento dos residuos sao aquelas impostas pela legislacao e em resposta as pressoes da comunidade.”
IV. VERDADEIRO, vide p. 145 do livro. “2. Sistema Pro-ativo. Aqui, e importante perceber que ocorre uma mudanca no processo produtivo, a fim de reduzir ou eliminar os rejeitos na fonte, ou seja, antes que eles sejam produzidos e lancados (BARBIERI, 2007).”