a) Surto -
b) Epidemia -
c) Endomia -
d) Pandemia -
Soluções para a tarefa
Resposta:
Surto, epidemia, pandemia e endemia são termos usados para se referir a doenças contagiosas que se espalham entre a população e contaminam números alarmantes de pessoas.
Surto
O quadro de disseminação de uma doença é classificado como surto quando ocorre um aumento inesperado do número de infectados em uma região específica. Ou seja, o termo “surto” é usado para indicar o crescimento na quantidade de casos da doença em locais específicos, geralmente bairros ou cidades.
Epidemia
O termo epidemia, por sua vez, é usado quando existe a ocorrência de surtos em várias regiões. Uma epidemia municipal ocorre quando diversos bairros apresentam certa doença, por exemplo. Se forem diversas cidades, trata-se de uma epidemia estadual e também há epidemias nacionais, aquelas em que há casos de uma mesma doença em diferentes regiões do país.
A dengue é um exemplo de doença que já atingiu a classificação de epidemia em mais de uma ocasião, se espalhando por diversas regiões do Brasil.
Pandemia
O estado de pandemia é o pior dos cenários quando o assunto são áreas infectadas: ele acontece quando uma epidemia alcança níveis mundiais, afetando várias regiões ao redor do planeta. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a existência de uma pandemia, países de todos os continentes precisam ter casos confirmados da doença, como aconteceu com a Covid-19.
Endemia
Doenças endêmicas são aquelas que ocorrem com frequência em uma determinada região, mantendo-se restritas à ela. As endemias são sazonais, ou seja, sua periodicidade varia de acordo com a época do ano. Além disso, podem estar relacionadas com aspectos sociais, higiênicos e biológicos.
Dessa forma, esse conceito não está relacionado com a quantidade de casos notificados em uma região geográfica. A Febre Amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região norte do Brasil.
Espero ter ajudado!